1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Em dois anos, perto de 200 empresas metal-mecânicas fecharam as portas

14 de março de 2017
Em dois anos, perto de 200 empresas metal-mecânicas fecharam as portas

Aproximadamente 200 empresas metal-mecânicas de Joinville e região fecharam as portas no biênio 2015-2016. A maioria esmagadora é de micro e pequeno portes, relata o presidente do Conselho das Entidades Patronais (Consep), Ivo Pruner Junior, entidade ligada à Acij que reúne 21 sindicatos patronais e mais de 10 mil empresas. Ivo apresentou a situação das negociações coletivas de trabalho de variadas categorias de diferentes regiões do Estado.

Num cenário de dificuldades econômicas, tanto para as indústrias quanto para os trabalhadores, é improvável que as negociações entre os patrões e sindicatos laborais se estendam por muitas rodadas de conversas neste ano. Ivo confirma que o Consep vai orientar no sentido de que as empresas não concedam nenhum reajuste acima da inflação anualizada referente ao período negociado. Melhor um acordo do que empresas demitindo ou fechando.

A possibilidade de as empresas acenarem com pagamento parcelado do reajuste é real e vai depender de cada categoria. Em Joinville, os mecânicos terão sua primeira reunião nesta quinta-feira, em busca de acordo. Na cidade de Araquari, a categoria fechou com reposição de 6,58%, tanto para o piso, quanto para os demais salários, com 4% em janeiro e os 2,58% restantes a serem pagos em abril.

Fonte: A Notícia – Livre Mercado – Claudio Loetz

 
 


somos afiliados: