1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

INVESTIMENTO NO PORTO DE ITAJAÍ fortalece infraestrutura de SC, analisa presidente da FIESC

27 de janeiro de 2017
INVESTIMENTO NO PORTO DE ITAJAÍ fortalece infraestrutura de SC, analisa presidente da FIESC

Glauco José Côrte ressaltou que a ampliação da dragagem do Porto, cuja ordem de serviço foi assinada nesta quinta pelo ministro dos Transportes, permitirá a entrada de navios de grande porte.

Florianópolis, 26.01.2017 – A ampliação da dragagem no Porto de Itajaí é uma obra de extrema importância para o fortalecimento da infraestrutura de transportes de Santa Catarina. A avaliação é do presidente da Federação das Indústrias do Estado (FIESC), Glauco José Côrte, que participou do ato de assinatura da ordem de serviço, com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, na manhã desta quinta (26), na Superintendência do Porto.

“A ampliação da dragagem vai permitir a entrada de navios de grande porte; cada metro de dragagem significa 800 contêineres a mais que o navio pode transportar. O Porto de Itajaí é fundamental para a economia da região”, afirmou Côrte. Ele ressaltou ainda a relevância da expansão do Aeroporto de Navagantes, para o qual, também nesta quinta, o ministro assinou acordo de cooperação técnica com a prefeitura local.

Com as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina em outubro de 2015, o canal do Porto de Itajaí perdeu cerca de 2 metros de profundidade, o que restringiu a navegabilidade e comprometeu a segurança da navegação. Por isso, restabelecer um calado operacional de 14 metros representa ganhos de produtividade e a possibilidade de estar de acordo com as demandas da Marinha Mercante.

Além de assinar a ordem de serviço para o aumento da profundidade do rio Itajaí, o ministro informou que nas próximas semanas serão anunciados recursos para ampliar a extensão dos berços 3 e 4.

O ministro Maurício Quintella anunciou o lançamento, em breve, do Pacto Nacional pela Infraestrutura, que inclui os governos federal, estaduais e municipais, o Poder Legislativo e os órgãos de controle. “É preciso que a infraestrutura do Brasil deslanche de uma vez por todas”, declarou. Na opinião dele, nesse momento de restrição fiscal é necessário priorizar e se adequar à realidade orçamentária. Ele destacou a manutenção das obras em território catarinense nas BRs 280, 470 e 116. Informou também sobre planos de concessão de ferrovias e, em Santa Catarina, de rodovias e do Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis.

“Queremos que essa região continue desenvolvendo, crescendo e ajudando o País, mas é preciso que esteja atualizada tecnologicamente de tal forma que os navios de grande porte tenham acesso e possam operar normalmente aqui”, disse o governador Raimundo Colombo, que também participou da solenidade em Itajaí, na qual estiveram presentes ainda deputados, senadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais e empresários.

Navegantes

No caso do aeroporto de Navegantes, o presidente da FIESC lembrou que a partir da desapropriação há possibilidade de ampliar a estrutura, que tem padrão internacional e pode aumentar o volume de passageiros. O acordo entre o Ministério e a Prefeitura foi assinado na tarde desta quinta, em solenidade na qual a Federação foi representada pelo vice-presidente regional Maurício Cesar Pereira.

O acordo permite a continuidade à parceria que existe entre a Prefeitura de Navegantes e a Infraero para desapropriação da área onde haverá a ampliação do aeroporto. Segundo estimativas da superintendência do Aeroporto, devem ser gastos cerca de R$ 150 milhões para desapropriação dos 30% de área restante para início das obras.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: