1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Evento propõe foco na SAÚDE DO TRABALHADOR como prioridade na GESTÃO DAS EMPRESAS

18 de outubro de 2016
Evento propõe foco na SAÚDE DO TRABALHADOR como prioridade na GESTÃO DAS EMPRESAS

Promovido pela FIESC e ICOS, fórum internacional vai discutir questões como a relação da saúde dos profissionais com a produtividade, os custos das empresas e a competitividade, para que tema passe à condição de prioridade na agenda dos empresários.

Florianópolis, 18.10.2016 – A FIESC promove, por meio da Aliança Saúde Competitividade e em parceria com o Instituto Coalizão Saúde (ICOS), no dia 25 de outubro, em São Paulo, o Fórum Internacional Saúde e Competitividade: A saúde como ativo estratégico nas organizações. O evento, que será realizado no L’Hotel Porto Bay São Paulo, a partir das 8 horas, visa a estimular o diálogo sobre o tema, destacando a saúde dos trabalhadores como fator essencial para o desenvolvimento humano e a elevação da competitividade das organizações.

O encontro contará com palestra do gerente dos programas de saúde do Centro de Controle de Doenças do governo americano (Center of Disease Control – CDC), Jason Lang, que apresentará, por meio de experiência norte-americana, as razões para uma gestão integrada em saúde com foco no ambiente de trabalho.

Na sequência, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, o presidente do ICOS, Claudio Lottenberg, e o americano Jason Lang, debatem num talk show como tornar a saúde um elemento estratégico para as pessoas, as empresas e o País. Após, Ana Maria Malik, da FGV de São Paulo, Karla Coelho, da ANS, José Cechin, da FENASAUDE, Carla Decotelli, da GSK, Marcia Bandini, da ANAMT e Gionanni Cerri, do ICOS, discutem em um painel os passos que devem ser tomados para avançar no assunto.

No Brasil, os custos com planos de saúde correspondem a 11,54% da folha de pagamento das empresas, sendo o segundo maior custo da área social das companhias, de acordo com o SESI Nacional. O País tem um fluxo crescente de afastamentos e estima-se um gasto de 10% do PIB com saúde. O cenário, portanto, evidencia o desafio das organizações em manter seguros e saudáveis seus colaboradores, estimulando bons hábitos de vida.

Aliança Saúde Competitividade

A Aliança Saúde Competitividade, iniciativa da FIESC, visa ao engajamento e a participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, com ações de sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria.

Instituições públicas como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério Público do Trabalho em SC, Superintendência do Trabalho e Emprego em SC e Tribunal Regional do Trabalho, e federações de trabalhadores (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC) apoiam as ações que serão realizadas pela Aliança.

A iniciativa disponibiliza conhecimento sobre cenários e tendências de saúde e segurança, e seus impactos para a competitividade das organizações. A Aliança Saúde Competitividade oferece ainda, por meio dos serviços da entidade da FIESC, o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral.

ICOS – Instituto Coalização Saúde

Criado em outubro de 2014, o Instituto Coalização Saúde (ICOS) surgiu da iniciativa de um grupo de lideranças da cadeia produtiva privada do setor de saúde, como representantes de prestadores de serviços de saúde, de operadoras de planos de saúde, da indústria farmacêutica e da indústria de materiais e equipamentos médicos. Cientes dos desafios do sistema de saúde no país e consciente da necessidade de um trabalho conjunto, o ICOS pretende contribuir, de forma propositiva e pluralista, para o debate e a busca de novos avanços em saúde, em resposta às demandas da população e às necessidades do país.

Diante disso estabeleceu uma agenda inicial de discussão de oito êxitos temáticos que são: Ética e conduta empresarial; Sustentabilidade financeira do setor; Racionalização da regulação; Inovação; Integração público-privada; Judicialização da Saúde; Promoção da Saúde e Parceria com o corpo técnico assistencial.

O principal projeto em andamento é a elaboração de uma agenda de longo prazo para desenvolvimento do setor de saúde do país. Como prioridade inicial foram definidas três bandeiras:

O setor de saúde como modelo produtivo e de desenvolvimento econômico;

Financiamento da Saúde no Brasil; e

A importância da integração público-privada no setor da saúde.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: