1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC FAZ SEMINÁRIO para discutir saúde e segurança do trabalhador

14 de setembro de 2016
FIESC FAZ SEMINÁRIO para discutir saúde e segurança do trabalhador

Evento abordará os desafios e perspectivas relacionados ao tema. Empresas interessadas em participar podem se inscrever no site sesisc.org.br. Seminário marca o início de uma série de encontros pelo Estado.

Florianópolis, 14.09.2016 – A boa saúde dos trabalhadores ganha importância cada vez maior no dia a dia dentro da indústria. Por isso, a FIESC promove na próxima segunda-feira (19), a partir das 14 horas, na sede da entidade, o 1º Seminário Aliança Saúde e Competitividade. O evento discutirá os desafios e perspectivas para a saúde e segurança do trabalhador, além de ressaltar a importância de se discutir o tema junto à sociedade. As empresas interessadas em participar devem fazer inscrição no site sesisc.org.br.

O evento vai contar com palestra do especialista no assunto, Thomas Ulbrich, diretor executivo da VDMA Brasil Liaison Office. O alemão apresentará as regras dos modelos de saúde e segurança adotados na Alemanha, além de fazer um comparativo com os padrões seguidos no Brasil, como é o caso da ISO e IEC com a NR 12 e suas exigências.

Na sequência, o médico e diretor do Instituto SESI de Inovação, Marcelo Tournier, falará sobre experiências nacionais e internacionais da reabilitação do trabalhador e mostrará como ações de tratamento precoce conseguem promover a saúde dos trabalhadores, a produtividade nas empresas e a economia nos cofres públicos.

O encontro, que terá representantes da Federação dos Trabalhadores, do Ministério Público do Trabalho de SC, do Tribunal Regional do Trabalho de SC e do Ministério do Trabalho e Emprego, contará também com um talk show, que discutirá os desafios e perspectivas para a segurança e saúde do trabalhador.

No Brasil, os custos com planos de saúde correspondem a 11% das folhas de pagamentos, sendo o segundo maior custo da área social das empresas, de acordo com o SESI Nacional. O País tem um fluxo crescente de afastamentos e estima-se um gasto de 10% de seu PIB com saúde.
O seminário marca o início de uma série de eventos que a Aliança Saúde e Competitividade realizará pelo Estado. Até o final do próximo mês, serão feitos oito workshops regionais que objetivam consolidar e priorizar as necessidades das indústrias relacionadas à saúde e segurança no trabalho.

Aliança Saúde e Competitividade

A Aliança Saúde e Competitividade, iniciativa da FIESC, visa ao engajamento e a participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, com ações de sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria.

Instituições públicas como Ministério Público do Trabalho em SC, Superintendência do Trabalho e Emprego em SC e Tribunal Regional do Trabalho, e federações de trabalhadores (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC) apoiam a realização de ações a serem realizadas pela Aliança.

A iniciativa objetiva divulgar pesquisas e compartilhar mundialmente as melhores práticas de saúde e segurança no local de trabalho. A FIESC, por meio do Observatório da Indústria, passa a disponibilizar conhecimento sobre cenários e tendências, além de seus impactos para a competitividade catarinense, indicadores estratégicos, boas práticas, legislação, produtos e serviços.

Também oferece soluções, por meio das entidades, para o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral (física, emocional e social) e na redução de custos relacionados à assistência à saúde.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: