1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Cerca de 60 mil participam do MUNDO SENAI EM SANTA CATARINA

30 de setembro de 2016
Cerca de 60 mil participam do MUNDO SENAI EM SANTA CATARINA

Unidades da instituição em todo o País abriram suas portas à comunidade para mostrar modelos pedagógicos, estrutura física e cursos oferecidos.

Florianópolis, 29.9.2016 – Em torno de 60 mil pessoas passaram pelas unidades pelo Mundo SENAI em Santa Catarina, nestes dias 28 e 29 de setembro. O evento foi realizado em todo o País e serviu para que a comunidade conhecesse modelos pedagógicos, estrutura física e cursos oferecidos.

Entre os destaques estiveram projetos desenvolvidos por alunos em aulas práticas dos cursos.

Veja os destaques em algumas regiões de SC:

Grande Florianópolis
Cerca de 4,5 mil visitantes estiveram presentes nas cinco unidades do SENAI da Grande Florianópolis (Capital, São José, Palhoça, Tijucas e São João Batista) e puderam participar de oficinas, minicursos, orientação profissional e palestras, além de conhecer a infraestrutura das escolas e a oferta dos cursos e laboratórios. Houve grande participação de estudantes, familiares e também de pessoas que não conheciam os cursos de ensino médio, técnico e profissionalizante.

Vale do Itajaí
Em torno de 200 vagas foram ofertadas no Feirão do Emprego, que o SENAI promoveu em Blumenau na noite de 28 de setembro. Além disso, a unidade realizou oficinas de robótica, programação para jogos digitais, manutenção de automóveis, inglês, solda, prototipagem rápida com impressora 3D, infraestrutura de interconexão de redes de computadores, torno e centro de usinagem, sistema de construção drywall (gesso acartonado), criatividade, games, origami, ilustração descomplicada de moda, boa conduta nas redes sociais, circuito industrial da confecção, entre outras.

Vale do Itajaí Mirim
Estudantes de 30 escolas da região agendaram visitas à unidade do SENAI em Brusque. A estimativa é totalizar mais de 3 mil visitantes, incluindo os estudantes, empresários e  diretores de sindicatos patronais. Foram expostos 21 projetos de estudantes de cursos de aprendizagem industrial e técnicos, nas áreas de moda, eletricidade, mecânica de usinagem e metal mecânica.

Sul
Uma das novidades do Mundo SENAI é a apresentação do curso de eletromecânica que deverá ter a primeira turma no próximo ano. Serão dois anos de formação, que capacitarão profissionais para atuação na indústria na operação dos processos de desenhos, das máquinas convencionais e das máquinas de usinagem computadorizadas. Outra novidade para 2017, também em exposição no evento, é o ensino médio com educação profissional disponibilizado pelo SENAI.

Planalto Norte
Em São Bento do Sul, o Mundo SENAI contou com a presença de mais de 3 mil visitantes. Alunos, comunidade, trabalhadores da indústria e demais visitantes conheceram todos os ambientes e tecnologia à disposição dos estudantes dos cursos técnicos, além de participarem de mini palestras. Em 2016, as unidades do SENAI que compreendem a região do Planalto Norte, composta por Rio Negrinho, Mafra e dois polos em São Bento do Sul, atenderam mais de 4.700 alunos.

Atentos à questão, os estudantes apresentaram o projeto Incluir para Crescer. Os visitantes puderam participar da atividade que envolvia a perda de alguma habilidade física. A estudante da Escola Celso Ramos Filho, Renata dos Santos, optou por uma venda nos olhos. Sem poder enxergar, ela tentou identificar objetos. “É muito difícil, e ao mesmo tempo foi importante perceber e respeitar as limitações de cada um”, comentou Renata.

Extremo Oeste
Mais de 3,5 mil visitantes oriundos de escolas de toda a região Extremo-Oeste  estiveram na unidade de São Miguel do Oeste durante o Mundo SENAI. Foram apresentados mais de 40 projetos, com destaque para aqueles desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos e tecnológicos. O projeto de automação industrial, dos alunos do curso de capacitação desenvolvido pela entidade e pela Torfresma, foi um dos que mais chamaram a atenção do público.

Foz do Itajaí
Os alunos do curso técnico em edificações apresentaram aos visitantes temas relacionados à construção civil, como patologias estruturais, banheiro pronto (com uso de sistema drywall/parede seca), impermeabilizantes, slump test (ensaio de abatimento do concreto), corpo de prova, alvenaria estrutural, grafiato, ferramentas para a construção de vigotas, instalação elétrica e hidráulica, entre outros. A unidade recebeu cerca de 400 estudantes de escolas estaduais e municipais de Balneário Camboriú, Camboriú e Porto Belo e turma da educação de jovens e adultos (EJA) do SESI.

Centro-Oeste
Cerca de 2 mil visitantes, entre estudantes, empresários, educadores e representantes de instituições, estiveram no Mundo SENAI em Joaçaba. Foram apresentados 56 projetos de alunos da unidade que sedia o evento e também da unidade de Luzerna. Os trabalhos foram desenvolvidos por alunos de cursos técnicos e de aprendizagem industrial nas áreas de mecânica, segurança no trabalho, eletrotécnica, informática e manutenção e suporte de informática. Um dos destaques foi a apresentação do novo curso técnico em edificações, que será criado em 2017 e que já está com as vagas abertas.

Litoral Sul
Mais de 2 mil pessoas visitaram as unidades do SENAI em Tubarão, Capivari de Baixo e Braço do Norte. A maior parte são estudantes de 56 escolas da região. Em Tubarão, foram expostos em torno de 50 projetos desenvolvidos por estudantes da instituição.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: