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VÍNCULOS DO ENSINO TÉCNICO com o setor produtivo precisam ser fortalecidos

15 de agosto de 2016
VÍNCULOS DO ENSINO TÉCNICO com o setor produtivo  precisam ser fortalecidos

Em reunião promovida pela FIESC e Itaú BBA com gestores educacionais para debater modelos de articulação do ensino médio com o profissional, o pesquisador Simon Schwartzman defendeu aproximação entre escola e indústria.

Florianópolis, 12.08.2016 – A conexão das competências desenvolvidas no ensino técnico com as exigências do setor produtivo merece atenção prioritária para garantir empregabilidade e renda aos egressos desses cursos. É o que defende o sociólogo Simon Schwartzman, pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade.

Ele participou nesta sexta-feira (12) do segundo dia de discussões sobre a articulação do ensino médio com o profissional. A reunião é promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e pelo Itaú BBA, em Florianópolis. Os participantes do encontro passarão a integrar grupo de trabalho voltado à discussão do tema.

O sociólogo apresentou propostas de reformulação do ensino médio que estão sendo debatidas no País e destacou o papel do Sistema S nesse processo. “Como a cultura da educação técnica é muito diferente da educação geral, acho que o setor S detém a responsabilidade de entrar mais fortemente na formação média com cursos técnicos e não ficar exclusivamente na aprendizagem profissional, que são os cursos curtos que não dão titulação de nível técnico”, opina. “Fortalecer o ensino técnico com o setor produtivo. Essa é uma regra geral de toda a discussão internacional. O ensino técnico funciona quando está ligado ao trabalho, à experiência concreta e prática. Se você não fizer isso acaba encontrando um ensino técnico de má qualidade”, afirma.

Schwartzman destacou ainda a urgente revitalização do ensino médio para  conferir mobilidade e equidade social, além de elevar a produtividade e ampliar o acesso ao mercado de trabalho. “O reforço de competências gerais da formação técnica garante empregabilidade e renda. É o caminho seguido pelos países europeus”, relatou.

Tudo isso passa pela melhoria das políticas gerais do sistema educacional, aprimoramento das escolas e investimento na educação infantil. “No ensino médio precisamos de um sistema diversificado e flexível, com redução das matérias obrigatórias e mais espaço para o ensino técnico como atividade adicional, e não complementar”, sugeriu. O sociólogo defende ainda a substituição do Exame Nacional do Ensino Médio, que ele considera discriminatório, por avaliações separadas e segmentadas por área de aprofundamento.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, afirmou que a reunião técnica promovida em Florianópolis é relevante para estabelecer um modelo de oferta de ensino articulado. “Hoje demos um importante passo para alinhar o Brasil às experiências dos países mais desenvolvidos, que valorizam o ensino profissional e que são experiências de sucesso.

Devemos olhar o que há lá fora e trazermos o que há de bom e viável”, observou Côrte, que destacou as ações promovidas por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação. “Temos feito uma ampla mobilização neste sentido desde que escolhemos a educação como a nossa bandeira e a experiência tem sido fantástica. Só teremos avanços significativos quando houver essa mobilização do setor público com o setor privado”, complementou.

Experiências catarinenses – Maurício Pauletti, diretor técnico do SENAI/SC, apresentou projeto de piloto que será implantado em Criciúma no próximo ano com a oferta do ensino médio integrado com o curso técnico em informática. Com carga horária de 3,2 mil horas, a formação tem foco no desenvolvimento de competências essenciais para o mundo do trabalho.

“Queremos reproduzir a excelência do nosso ensino técnico, no qual 85% dos egressos dessas formações conseguem se inserir no mercado de trabalho até um ano após a conclusão do curso”, afirma. A matriz curricular diferenciada inclui 21 disciplinas e atividades desenvolvidas com o propósito de atrair os jovens (clubes de estudo e oficinas recreativas). O uso de tecnologias educacionais também é um ponto forte do projeto.

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina e presidente do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), Eduardo Deschamps, afirmou que o Consed trabalha alinhado às propostas apresentadas pelo pesquisador.  O Estado tem quase 200 mil estudantes matriculados no ensino médio, sendo 5,2 mil no programa de ensino médio integrado ao profissional (EMIEP).

Em 2017, a rede pública implanta projeto piloto de ensino médio articulado com o curso técnico em informática com carga horária de 4,6 mil horas no Instituto Estadual de Educação. Um dos desafios na oferta desse tipo de formação, segundo Deschamps, é a jornada ampliada de estudos. “Temos resistência na aceitação dessa carga horária maior, pois culturalmente o jovem catarinense começa a trabalhar muito cedo. Essa situação se agrava no Oeste, por conta da força da agricultura familiar”, relatou.

Os participantes conheceram ainda a experiência do Mato Grosso do Sul, que integrou cursos técnicos ao ensino médio em período parcial com aulas presenciais e a distância por meio de plataformas virtuais gratuitas, enquanto desenvolvem um ambiente virtual de aprendizagem. Paraíba e Distrito Federal compartilharam seus modelos de articulação de ensino na quinta-feira (11).

Fonte: FIESC

 
 


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