1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

GESTÃO ESCOLAR PROFISSIONAL influencia diretamente o desempenho estudantil

08 de agosto de 2016
GESTÃO ESCOLAR PROFISSIONAL influencia diretamente o desempenho estudantil

Tema foi debatido durante seminário que percorre o Estado. Evento, promovido pelo Movimento Santa Catarina pela Educação, ocorreu nesta sexta-feira (05), em São Bento do Sul e Joinville.

Joinville, 5.8.2016 – Escolas com boa gestão escolar têm influência direta no desempenho e aprendizado dos alunos. Esta foi a principal mensagem do seminário Diálogos sobre Gestão da Educação, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação, nesta sexta-feira (05), em São Bento do Sul e Joinville. “A educação não pode esperar. O futuro das nossas crianças e jovens é hoje. O que fizermos por eles hoje, com relação à educação, vai balizar o seu futuro profissional e como bom cidadão”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

“Como estamos nos preparando para esse novo mundo do trabalho? Isso, fundamentalmente, passa pela melhoria da qualidade do sistema escolar”, indagou Côrte, observando o que está sendo feito nos melhores sistemas educacionais do mundo. “No Japão, 30% do currículo foi encolhido para aprofundar os conteúdos essenciais. Na Finlândia, o papel do professor está cada vez mais atrelado à geração de desafios que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico, e no Canadá as competências socioemocionais são desenvolvidas de forma intencional”, pontuou.

Pesquisa da CNI aponta que os empresários brasileiros reconhecem a educação como principal fator para a competitividade. Outro dado ressaltado foi que apenas 54,3% dos alunos que iniciam o ensino fundamental concluem o ensino médio. “Temos três graves deficiências com relação ao aprendizado das disciplinas de ciências, matemática e português.

Precisamos de um novo modelo de educação, mais flexível e ajustado à realidade nacional. Os desafios são muito grandes para os alunos, gestores e professores”, alertou Côrte, acrescentando que de cada 20 brasileiros que começam o ensino fundamental no Brasil, apenas um termina o ensino médio com nível esperado nas disciplinas de matemática e português.

Mozart Ramos, consultor do Movimento Santa Catarina pela Educação e diretor de inovação do Instituto Ayrton Senna, começou sua apresentação fazendo uma relação entre a educação e o esporte. “A educação e o esporte formam um binômio muito importante para o desenvolvimento pleno das pessoas. Quando atrelamos o esporte a um projeto pedagógico da escola, competências como disciplina, pensamento crítico, esforço e dedicação, são potencializadas”, declarou.

Ramos aproveitou o momento histórico das olimpíadas no País para, em nome do Instituto Ayrton Senna, prestar uma homenagem à FIESC pelo esforço em elevar o nível de escolaridade das pessoas. Foi entregue uma pulseira com tecnologia de realidade aumentada ao presidente da Federação, Glauco José Côrte, ao 1º vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ao vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl, e ao vice-presidente da FIESC para a região Norte-Nordeste, Evair Oenning.

O acessório mostra um vídeo de superação do atleta Ayrton Senna e, na ocasião, representou a mensagem de superação e vitória que também devem ser buscadas na área educacional. Ramos também falou sobre a profissionalização da gestão na educação. Ele contou sua experiência na época em que foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco e a necessidade que sentiu de se capacitar para gerenciar a universidade.

O vice-presidente regional da FIESC para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl, enfatizou a importância de se discutir o tema gestão escolar. “Se queremos um País melhor no futuro, devemos começar hoje a fazer diferença na área educacional”, declarou.

Evair Oenning, vice-presidente da FIESC para a região Norte-Nordeste, destacou pesquisas que mostram como a eficiência da gestão pode melhorar o aprendizado. “Escolas com melhores práticas gerenciais têm alunos com melhores notas. A responsabilidade de elevar a qualidade da educação é um compromisso de todos”, finalizou.

Cerca de 280 profissionais da área da educação e líderes empresariais acompanharam o evento nas duas cidades.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: