1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Grade Temática CINTEC 2016 PLASTICOS

20 de julho de 2016
Grade Temática CINTEC 2016 PLASTICOS

Data: 16 de agosto de 2016

Solenidade de Abertura da INTERPLAST
Horário: 19h00 às 19h30

Palestra de Abertura
Local: Auditório da Expoville
Horário: 19h30

Palestra
A Indústria 4.0 e as tecnologias de manufatura sustentáveis no Brasil

Palestrante
Celso Luis Placeres – VOLKSWAGEN DO BRASIL

Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, Especialização em Visão Estratégica de Negócios na FGV e Gerenciamento de Projetos na George Washington University. Participou do programa “Group Junior Executive – Year 10 – VW Konzern” e do programa “Skills, Tools and Competences – STC”, realizado pela FDC Brasil e pela Kellogg University de Chicago. Atualmente é Diretor da Engenharia de Manufatura da Volkswagen, sendo responsável pelo desenvolvimento de processos, meios de fabricação, layouts, construção civil e aquisição e instalação de máquinas e equipamentos para os processos produtivos, visando viabilizar a produção em série de veículos automotores nas 4 fábricas da Volkswagen do Brasil.

PALESTRAS TÉCNICAS
Local Auditório da Expoville

Data: 16 de agosto de 2016

Horário: 15h45 às 16h25

Palestra
Termoplástico de engenharia para aplicação na indústria eletroeletrônica e automotiva: Genestar Poliamida 9T.

– Introdução sobre o material;
– Estrutura química,
– Características e propriedades do material;
– Cases de aplicação.

Palestrante:
Palestrante: Stanley Fukuyama – KURARAY SOUTH AMERICA.

Graduado em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo ITA. Possui experiência em diversos segmentos da indústria de manufatura, principalmente nos projetos de componentes críticos que utilizam de plásticos de engenharia. Atualmente e responsável por novos negócios na Kuraray South América.

Horário: 16h30 às 17h10

Palestra:
Metrologia óptica aplicada a produção de peças plásticas, uma visão mundial

No contexto atual da produção de peças plásticas, a indústria cada vez mais procura uma produção mais precisa, utilizando conceitos metrológicos cada vez mais exigentes (como GD&T ou GPS), e no menor prazo possível. Neste ponto a metrologia óptica e utilizada mundialmente como solução precisa de respostas rápidas e eficientes. Nesta palestra iremos abordar a tecnologia em si, como é aplicada na indústria de injeção plástica, seja na medição de peças, como na medição de ferramentas, além de exemplos práticos de clientes mundiais desta tecnologia. Além deste ponto iremos apresentar uma demonstração pratica, para melhor compreensão da tecnologia (caso for possível este tipo de apresentação)

Palestrante:
Vicente Marcello Massaroti – VTECH CONSULTING

Graduado em Engenharia Mecanica, Mestre em Engenharia e Doutor em Engenharia pela                    Escola Politécnica da USP – EPUSP, atuando a mais de 20 anos na metrologia optica, na divulgação, aplicação e comercialização desta tecnologia. Atualmente diretor técnico da VTECH CONSULTING, representante exclusiva dos sistemas de medição optica da GOM GmbH.

Horário: 17h15 às 17h55

Palestra:

Nova geração de aços para moldes plásticos para aplicações de alto desempenho
– Cadeia produtiva da indústria de plásticos
– Aços usualmente utilizados neste segmento
– Propriedades desejadas para o aço para a confecção de moldes
– Características dos novos aços desenvolvidos para melhor atender o mercado

Palestrante:
Cristiane Sales Gonçalves – VILLARES METALS

Graduada em Engenharia de Materiais pela UFSCar, Mestre em Ciência e Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP). Doutoranda do programa de Ciência e Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP). Trabalho na empresa Villares Metals desde 2007. Comecei minha carreira na Pesquisa e Desenvolvimento. Atualmente sou Engenheira de Aplicação e Assessora Técnica.

Horário: 18h00 às 18h40

Palestra:
Automação, a chave para a Industria 4.0

– Industria 4.0, definições, histórico, impactos para indústria brasileira
– Automação no contexto da Indústria 4.0
– Os caminhos para Indústria 4.0 passam pela Automação
– Tecnologia da Indústria 4.0 já está disponível
– Conclusões

Palestrante:
Paulo Roberto dos Santos – FESTO

Graduação em Engenharia Industrial Mecânico, pela Universidade Braz Cubas, MBA em Gestão e Engenharia do Produto pela Escola Politécnica da USP, Especialização em Gerenciamento do Desenvolvimento de Produtos pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Dinâmica Organizacional e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Possui diversos cursos de extensão, no Brasil e Exterior, nas áreas de Automação, Gerenciamento de Projetos, Negociação, Vendas, Planejamento, Gestão de Pessoas. Atualmente, é Gerente Regional de Produtos para as Américas na Festo. Responsável por gerir e implementar as estratégias de produtos nas filiais do continente americano. Foi responsável pela estratégia de engenharia da Festo Brasil, que abrange as atividades de Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento de Produtos, Desenvolvimento de Sistemas de Automação. Introduziu as políticas de Inovação Tecnológica na Festo Brasil. Inspetor do CREA SP, Membro da VDI – Associação dos Engenheiros Brasil Alemanha; membro do grupo de tecnologia e inovação da AHK – Câmara do Comercio e Industria Brasil Alemanha; participante do IOT Task Force Brasil.

Data: 17 de agosto de 2016
Horário: 16h00 às 16h40

Palestra:
Copolímero de policarbonato – inovação e alto desempenho

Melhoria do Desempenho de Propriedades do policarbonato copolímero com relação ao policarbonato tradicional.
1. Resistência ao intemperismo
2. Impacto a baixa temperatura
3. Redução do ciclo de injeção
3. Aumento da resistência térmica

Palestrante:  
Paulo Roberto Barboza – SABIC

Graduado em Química Industrial, pela Faculdade Oswaldo Cruz, com Especialização em Qualidade e MBA em Gestão Empresarial, atua desde 1989 pela SABIC. Ao longo da carreira atuou em diversas atividades desde controle de qualidade, implementação de sistema da qualidade, assistência técnica, gerenciamento de contas e desenvolvimento de aplicação. De Janeiro/09 a maio/12 atuou com forte foco na validação e aprovação de resinas termoplásticas em aplicações automotivas tradicionais bem como em novas aplicações inovadoras em substituição de metal, vidro, termofixo. Em junho/12 assumiu a responsabilidade de Gerente de Indústria com foco estrátégico no desenvolvimento do mercado de resinas para os segmentos de construção civil, aeroespacial, óleo & gás bem como o de equipamentos e acessórios para índustria médica e odontológica (Healthcare). Em janeiro/16 assumiu a gerenciamento comercial para algumas regiões do Brasil com responsabilidade de todas necessidades dos clientes, assim como desenvolvimento de estratégia de crescimento nos OEMs de algumas industrias no Brasil tais como, Elétrica, Construção Civil entre outras.

Horário: 16h45 às 17h25

Palestra:
Polímeros termoplásticos: como obter a termocondutividade.
– Termocondutividade: a propriedade “perdida” dos polímeros
– Benefícios sobre a utilização de polímeros termocondutivos
– Conceitos de transferencia de calor
– Portfolio CoolPolymers® Celanese e aplicações

Palestrante:  
Alexsandro Oliveira – CELANESE

Graduação em Engenharia de Plásticos pela, Universidade Luterana do Brasil, Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela UFRGS. Atualmente é Gerente de Negócios da Celanese, atuando na Região Sul do Brasil. Possui experiência profissional nas áreas técnica e comercial nas empresas Polyone S/A – Colors & Additives, Químicos e Plásticos Ltda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mercobor Artefatos de Borracha e Clariant S/A – Pigments & Additives.

Horário: 17h30 às 18h10

Palestra:
Inovação colaborativa

A palestra buscará mostrar que ações a Braskem tem tomado para responder à questão: como colaborar para obter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo? Contextualizando informações sobre a Braskem e seus investimentos em Inovação & Tecnologia, além de mostrar exemplos de produtos e ou ações já lançados no mercado.

Palestrante:
Mateus Dalla Costa Figueiredo – BRASKEM

Graduado em Engenharia de Materiais com ênfase em polímeros pela UFSCar, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e atualmente cursando especialização em Gestão da Inovação pela Unisinos. Integrante da Braskem desde 2001, já passou por funções em Engenharia de Aplicação, Comercial e Marketing Estratégico. A 4 anos responde pela Gerencia de Inovação e Tecnologia para polipropileno e pela área de Assuntos Regulatórios para a Unidade Negócios de Poliolefinas.

Horário: 18h15 às 18h55

Palestra:
Influência do carbonato de cálcio em compostos de PVC rígido.

O objetivo desta palestra é apresentar quais propriedades são fundamentais na escolha de um Carbonato de Cálcio Natural micronizado de alto rendimento e analisar como o seu tamanho de partícula pode afetar o desempenho do produto final.

Palestrante:
Adriano Rudnick – MICRON-ITA

Graduação em Gestão de Produção com Ênfase em Qualidade pela Universidade Anhanguera, Técnico em Plásticos – SOCIESC, Especialista em Desenvolvimento de Compostos de PVC, Especialista em Analise de Partícula por Difração a Laser e Especialista em Processos de Extrusão e Injeção de PVC. Atual Gerente Técnico da Micron-ita Industria de Aditivos Minerais. Experiência profissional Grupo Provale e  Tigre.

Data: 18 de agosto de 2016
Horário: 16h00 às 16h40

Palestra:
A Industria 4.0 na fabricação de peças injetadas

– As revoluções industriais
– A Fábrica inteligente
– Cyber-physical systems (CPS)
– Virtualização
– Capacidade em tempo real
– Orientação de serviço
– Modularidade

Palestrante:
Marcos Cardenal – WITTMANN BATTENFELD

Graduado em Engenharia pela Universidade Mackenzie, trabalha na WITTMANN BATTENFELD desde 1985. Iniciou como estagiário e progressivamente nos setores de: assistência técnica; assessoria técnica; engenharia; qualidade; desenvolvimento e produção. Atualmente na área técnica comercial. Professor do curso de injeção de plásticos da EXTECAMP – Escola de Extensão da Unicamp.

Horário: 16h45 às 17h25

Palestra:
Eficiência e produtividade no processo de extrusão de plásticos de engenharia.

– Detalhes da máquina de extensão;
– Case de sucesso com a ZE65 Blue Power, formulação de plástico de engenharia (PA6+30% de fibra de vidro+1%de Master batch preto);
– Capacidade de produção da máquina 2,5 ton/hora.

Palestrante:
Michael Roelfs – KRAUSS MAFFEI GROUP

Graduação em Engenheiro Mecânica – Alemanha, Especialização em polímeros – Suécia, com 15 anos de experiência na Krauss Maffei. Atua como gerente de vendas técnicas para América Latina e algumas regiões da Europa.

Horário: 17h30 às 18h10

Palestra:
Competitividade com novas tecnologias em injetoras

– Competitividade;
– Consumo de energia;
– Produtividade;
– Consumo de matéria-prima;
– Valor agregado.

Palestrante:
Paulo Garrido – ROMI

Técnico em Plásticos pelo CENATEC SENAI Mario Amato, com Pós graduado em Gestão de Negócios pela Universidade Mackenzie, Atualmente é Chefe da Engenharia de Aplicação de Máquinas para Plásticos das Industrias Romi.

MINICURSOS
Local: SOCIESC Marques de Olinda
Data: 16 e 17 de agosto de 2016
Horário: 08H00 às 12H00 (carga horaria de 08 horas)

Minicurso 01
Injeção de termoplásticos e tecnologia dos materiais plásticos.

– Máquinas injetoras, unidades básicas, injeção, fechamento, sistemas de acionamento, tipos de comando, tipos de acionamento.
– Componentes da unidade de injeção, sua função na máquina e sua função no processo, manutenção básica e cuidados.
– Dados técnicos da máquina injetora, unidade de injeção.
– Estudos da rosca, relação L/D, taxa de compressão, misturadores e homogeneizadores.
– Cálculo da unidade de injeção ideal em função do peso de injeção e da matéria prima, tempos de injeção, plastificação, contra pressão.
– Estudos e cuidados das válvulas de não retorno principalmente com materiais aditivados om cargas.
– Cuidados com a refrigeração do cilindro na base do funil, consequências.
– Acabamentos especiais de roscas e cilindros, comparações.
– Volume de injeção, capacidade de injeção para diversos materiais capacidade de plastificação, pressão de injeção e consequências na peça injetada.
– Número EUROMAP de cada máquina.
– Plásticos, materiais conceitos básicos.
– Identificação por queima de mateiras.
– Relação entre estrutura e propriedades dos plásticos.
– Índice de fluidez e influencia no processo.
– Cálculo da força de fechamento necessária.
– Adequação de uma peça a uma máquina em função do fechamento, tamanho e detalhes do molde com exercícios práticos trazidos pelos participantes.
– Análise de defeitos e causas, possíveis soluções voltadas a máquina, molde, matéria prima, processo.
– Dados técnicos do fechamento.
– Tipos de acionamento hidráulicos, bomba fixa, variável, servo bomba, servo motor, máquinas elétricas.
– Cuidados com o óleo hidráulico.
– Manutenção preventiva, períodos e recomendações.
– Testes e simulados reais.

Palestrante:
Antonio de Pádua Dottori – PAVAN ZANETTI

Especialista em injeção de termoplásticos, atua atualmente na Engenharia de Aplicação Pavan Zanetti Industria Metalúrgica em Americana SP, fabricante de sopradoras e comercialização de injetoras, injection blow, sopro PET. Conselheiro da ABPol eleito, Vice Presidente CSMAIP, ABIMAQ, São Paulo, Câmara Setorial da Indústria de Máquinas para Plásticos. Experiência profissional ARNO SA, Indústrias ROMI e Professor Centro Nacional de Tecnologia Mario Amato, estágios e trabalhos em vários países da América Latina (Argentina, Chile, Venezuela), USA, Alemanha, Portugal, França, Itália.

Minicurso 02
Processamento por extrusão de chapas termoplásticas

– Características de máquinas extrusora;
– Matrizes (FLAT Die)
– Bomba de engrenagens;
– Misturador estático;
– Calandras;
– Rolos tracionadores;
– Sistemas de corte;
– Variáveis do material;
– Acabamento superficial da chapa;
– Pós processamento.

Palestrante:
Adriano Francisco Reinert – NORD WEST

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Pós Graduado em Engenharia de Produção pela UDESC e Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSC, atua na área de plásticos a 28 anos com experiência nas áreas de desenvolvimento de produtos e projetos de moldes de injeção e extrusão e processamento de materiais plásticos com especialidade nas áreas de injeção e extrusão, desenvolvendo trabalhos no mercado nacional e internacional, atualmente é Diretor da empresa Nord West Indústria de Plásticos.

Data: 18 e 19 de agosto de 2016
Horário: 08H00 às 12H00 (carga horaria de 08 horas)

Minicurso 03
Novas tecnologias de impressão 3D e sua aplicação

– Benefícios que uma impressora 3D pode proporcionar ao seu negócio
– Atributos essenciais na escolha de uma impressora 3D em cada etapa do desenvolvimento de um produto (design conceitual, detalhamento do projeto, teste/verificação e produção)
– Como diferenciar as tecnologias de impressão: PJP, CJP, MJP, Micro SLA, SLA, SLS e DMP
– Em que situações as impressoras 3D podem substituir os métodos tradicionais de injeção de plástico
– O quanto os materiais de impressão como plástico, gesso, metal, entre vários outros, impactam na aplicação e resultado final
– Cuidados e desafios em cada etapa do processo de produção de protótipos

Palestrantes:
Hélio Ueda – SIDEMIS
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Federal de Florianópolis. Atua no mercado de CAD 3D e Impressoras 3D a mais de 15 anos. Sócio-diretor da Sidemis, empresa localizada no Paraná.

Rafael Santos – 3BE
Graduado em Tecnologia Mecânica de Precisão e cursando Engenharia Mecatrônica. Especialista técnico em Impressoras 3D na 3be, com cursos e certificações na 3D Systems dos EUA.

Minicurso 04
Defeitos no processo de injeção de materiais plásticos

– Equilíbrio de preenchimento
– Equilíbrio de refrigeração
– Equilíbrio de Espessura
– Controle de almofada e tempo de residência
– Dimensionamento de maquinas X molde X material
– Controle de compactação X material X configurações do produto
– Defeitos superficiais
– Defeitos em resistência Mecânica

Palestrante
Valdemir Asçunção – CONSULTOR TÉCNICO

Graduado em Física pela UFPR, Pós graduado em Engenharia de plástico pela UNISOCIESC, Professor da Escola Técnica Tupy no curso Técnico em Plástico atuou como Consultor Especialista na área de desenvolvimento de produtos e projetos de materiais plásticos na área de injeção. Com grande experiência na indústria de transformação de polímeros, membro do Núcleo Tecnológico de Plásticos da Sociesc por 16 anos.

Investimento

MINICURSO (CARGA HORÁRIA: 08 HORAS)

Até  07/08/2016     A partir de   08/08/2016
Congressistas/Empresas                  R$   240,00                          R$ 265,00
Estudantes                                         R$ 180,00                            R$ 200,00
Alunos Sociesc / Anima Educação   R$ 100,00                           R$ 110,00

PALESTRAS TÉCNICAS
Até  07/08/2016    A partir de 08/08/2016
Congressistas/Empresas (passe completo)    R$ 270,00     R$ 300,00
Congressistas/Empresas (passe diário)          R$ 100,00     R$ 110,00
Estudantes (passe completo) *                        R$ 100,00     R$ 110,00
Alunos Sociesc / Anima Educação (passe completo) *      R$ 50,00       R$ 55,00

* Não será comercializado passe diário. Passe completo válido para os 03 dias de Palestras Técnicas.

Política de descontos (válida somente na compra de Passe Completo e Minicursos). 5% desconto: 2 inscrições por empresa. 10% desconto: 4 ou mais inscrições.

OBS.: Os organizadores se reservam, o direito de alterar a grade temática do congresso (palestras técnicas e ou Minicursos).

Informações e Inscrição:
Fone: (47) 3461 0160
cintec@sociesc@org.br
www.sociesc.org.br/cintec

Fonte: SOCIESC

 
 


somos afiliados: