1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TIGRE É DESTAQUE em pesquisa sobre empresas familiares

21 de junho de 2016
TIGRE É DESTAQUE em pesquisa sobre empresas familiares

Pesquisa encomendada pela revista Exame destaca a nova geração de herdeiros.

A Revista Exame encomendou uma pesquisa exclusiva que mostra a nova geração de herdeiros nos principais grupos familiares do Brasil.

A pesquisa foi realizada pela consutoria McKinsey e traz como destaque o presidente do conselho de administração da catarinense Tigre, Felipe Hansen, ao lado de nomes como Villela Marino, vice-presidente do Itaú Unibanco, Rafael Menin, copresidente da MRV, e Frederico Trajano, presidente do Magazine Luiza.

A pesquisa mostra a trajetória de sucessão nas empresas familiares e conclui que boa parte delas começa a sofisticar sua governança e está cada vez mais organizada para lidar com conflitos.

No caso da Tigre, fabricante de tubos, conexões e outros materiais plásticos que fatura cerca de R$ 4 bilhões por ano, Felipe Hansen é neto do fundador, João Hansen. Ele assumiu o conselho de administração da empresa em abril de 2015, aos 39 anos, mas decidiu preservar a tradição familiar e manter executivos de mercado na empresa.

Dados

A consultoria analisou 57 empresas familiares no Brasil, que juntas faturam mais de R$ 150 bilhões por ano e empregam 850 mil funcionários. Os grupos familiares correspondem a 65% das empresas com receita acima de 200 milhões de dólares.

Quatro entre 10 das empresas avaliadas têm a segunda geração à frente do negócio (42%).

Um quarto das empresas pesquisadas já tem mais de 10 acionistas da família e em 93% delas a família se envolve na operação dos negócios.

Em 54% das empresas consultadas, a família estabeleceu regras para o ingresso de familiares em cargos executivos. Em outras 26%, a família avalia o perfil e o potencial de seus membros antes de ingressar no cargo e 61% têm um acordo de acionistas.

Já 81% das empresas familiares contam com um fórum para discutir assuntos familiares em 84% há separação entre a empresa familiar e o patrimônio dos membros da família.

Fonte: Noticenter

 
 


somos afiliados: