1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC enaltece legado do industrial WERNER VOIGT, da WEG

02 de junho de 2016
FIESC enaltece legado do industrial WERNER VOIGT, da WEG

Falecido nesta quarta, Voigt foi, ao lado de Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, um dos fundadores da WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

Florianópolis, 01.6.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) enaltece a contribuição do industrial Werner Ricardo Voigt, um dos fundadores da Weg, à economia e à indústria de Santa Catarina. Voigt faleceu no início da tarde desta quarta-feira (1), em Jaraguá do Sul, de causas naturais.

“A indústria de Santa Catarina se orgulha do legado transmitido por este visionário, que, ao lado de Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, construiu um dos mais sólidos empreendimentos fabris do Brasil e do mundo”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. “Werner buscou continuamente o desenvolvimento tecnológico da empresa, o que foi fundamental para a Weg atingir seu elevado patamar de eficiência e reconhecimento internacional”.

Nascido no município de Shroeder em 1930, Werner Ricardo Voigt foi na adolescência para Joinville, onde estudou no SENAI e adquiriu experiência trabalhando na oficina Werner Strohmeyer. Depois de trabalhar por alguns anos com motores elétricos na maior cidade do Estado, em 1953, ele montou seu primeiro negócio, uma pequena oficina no centro de Jaraguá do Sul. Em 16 de setembro de 1961, foi inaugurada a Eletromotores WEG, nome composto pelas iniciais dos três fundadores.

Homenagens

Pela contribuição ao desenvolvimento do setor, Werner Voigt recebeu diversas homenagens do setor industrial. Em 2007, por indicação da FIESC, foi condecorado com a Ordem do Mérito Industrial, outorgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a principal homenagem do setor no país. No início de 2016, foi novamente homenageado pela FIESC, com participação na série Histórias da Indústria, produzida pela TV Indústria SC (www.tvindustriasc.com.br). O episódio sobre a vida de Voigt foi lançado durante a reunião da diretoria da entidade do dia 26 de fevereiro.

Acompanhando a reunião por videoconferência, em seu pronunciamento o empresário salientou um dos princípios que sempre seguiu na vida empresarial: “cliente quer qualidade e preço. Essa é a nossa filosofia”. No vídeo, ele destacou que, mesmo aos 85 anos, estava sempre presente na fábrica, sugerindo melhorias em processos e produtos da empresa.

Homem de tecnologia

Em nota oficial, a Weg destaca que aos seis anos Voigt já demonstrava toda a sua inclinação para os assuntos da eletricidade, produzindo maquetes completas de serrarias. A nota acrescenta que “Werner sempre foi um homem de tecnologia. Grande responsável pelo desenvolvimento tecnológico da WEG, ele também contribuiu com o desenvolvimento da indústria brasileira. Sua visão de longo prazo, aliada à capacidade técnica foram decisivas na implantação de normas técnicas na WEG e no país”.

O texto ressalta que “até os últimos dias de vida Werner foi um frequentador assíduo das fábricas da WEG. Conviveu com engenheiros recém-formados ou já experientes com o mesmo prazer de sempre. Perguntando, olhando, ouvindo, descobrindo e conversando, Werner dividiu toda sua experiência de forma efetiva na produção e na solução de problemas”.

A empresa tornou-se uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo. Com apenas uma década de existência, sua produção passou de 5 mil para 200 mil motores anuais. Como diretor técnico até 1980, Werner Voigt foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico que proporcionou o crescimento sólido da Weg.

Atualmente, a Weg atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais. No Brasil, o grupo tem a sede e principais unidades industriais em Jaraguá do Sul. As demais fábricas estão localizadas no Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e Espírito Santo. No exterior, a WEG também possui unidades na Argentina, México, Estados Unidos, Áustria, Portugal, África do Sul, China e Índia.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: