1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA lança Edital 2016 de RESPONSABILIDADE SOCIAL

15 de junho de 2016
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA lança Edital 2016 de RESPONSABILIDADE SOCIAL

Iniciativa tem apoio da FIESC. Inscrições podem ser realizadas de 15 de junho a 12 de setembro.

Florianópolis, 14.06.2016 – As inscrições para a 6ª edição da Certificação de Responsabilidade Social, promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com a FIESC e outras entidades e órgãos públicos, serão abertas na próxima semana. De 15 de junho a 12 de setembro, empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades, que tenham publicado seu balanço socioambiental de 2015, poderão se inscrever pela internet. O Edital 2016 estará disponível no site a partir de quarta-feira (15).

O Certificado de Responsabilidade Social é concedido a todas as organizações que cumpram os requisitos previstos no edital. Já o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC premia as instituições inscritas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade social, sendo duas entidades com fins não econômicos e seis empresas (um troféu para o segmento industrial e outro para comércio/serviços/turismo, em cada faixa de porte).

O Edital 2016 vai apresentar algumas novidades. A partir da 6ª edição, as empresas que receberem o troféu por dois anos consecutivos não poderão ser premiadas no ano subsequente. A iniciativa possibilitará o reconhecimento de projetos e ações realizadas por diferentes organizações, segundo seu porte e segmento, conforme explica a presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social, Karla Straiotto Spessatto.

Outra novidade instituída no Edital 2016 é a Comenda de Responsabilidade Social, uma honraria a ser concedida às empresas que receberem o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC em cinco edições. “Assim vamos valorizar as organizações que corriqueiramente têm obtido excelência na avaliação”, justifica a presidente.

Os critérios de avaliação das organizações também foram aprimorados este ano com a inclusão de indicadores de sustentabilidade, que consideram não apenas o desempenho financeiro, mas também aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do certame e 95 instituições receberam a certificação. Cinco empresas e duas entidades foram premiadas com o troféu. Conheça as empresas premiadas com o Troféu Responsabilidade Social em 2015.

Base legal

O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC foram instituídos com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, com a finalidade de reconhecer e destacar as empresas privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista, bem como as entidades com fins não econômicos estabelecidas em território catarinense, que publicarem e apresentarem o seu balanço socioambiental.

Workshops

No período em que as inscrições permanecerão abertas, a Comissão Mista de Responsabilidade Social promoverá workshops regionais para divulgação da certificação e esclarecimento de dúvidas de organizações que tenham interesse em participar. Esses workshops (ainda sem data definida) serão realizados em conjunto com as entidades que compõem a comissão, nas mesorregiões do estado. O processo de inscrição e a certificação dos participantes ficarão a cargo da Escola do Legislativo.

Entidades e órgãos públicos que compõem a Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social:
• Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert);
• Associação de Diários do Interior (ADI);
• Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori);
• Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);
• Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);
• Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc);
• Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);
• Fundação do Meio Ambiente (Fatma);
• Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio);
• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC);
• Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
• Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
• Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);
• Observatório Social de São José (OSSJ); e
• Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: