1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Jornada debate PRODUTIVIDADE e DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

12 de maio de 2016
Jornada debate PRODUTIVIDADE e DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Principal evento da indústria catarinense em 2016 realiza painel com o senador Cristovam Buarque, o articulista do Valor Econômico, Naércio Menezes Filho, e o diretor de educação e tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi.

Florianópolis, 11.5.2016 – O impacto da educação na produtividade e no desenvolvimento econômico do País está no centro dos debates que serão promovidos no primeiro dia (18 de maio) da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense. A partir das 13h30, o senador Cristovam Buarque, o articulista do Valor Econômico, Naércio Menezes Filho, e o diretor de educação e tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi participam do ciclo de palestras sobre educação. O evento é promovido pela FIESC e aborda também os temas qualidade de vida, inovação e ambiente institucional.

A programação segue até o dia 20 de maio, com a outorga da Ordem do Mérito Industrial e do Mérito Sindical, e pode ser conferida aqui, ou acessando o aplicativo da Jornada que é atualizado diariamente e antecipa informações sobre o evento. Ao fazer o seu cadastro é possível acompanhar e participar da timeline.

Além de apresentar as boas práticas educacionais das empresas ZEN, indústria metalúrgica de Brusque, e BN Papéis, de Benedito Novo, a Jornada contemplará programação paralela com a realização de workshop com lideranças educacionais sobre gestão por resultados na educação. O encontro, que ocorre das 10h às 12h do dia 18 de maio, será conduzido pelo consultor do Movimento Santa Catarina pela Educação, Mozart Ramos, e retratará experiências catarinenses e do Estado de Pernambuco. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Simultaneamente, embaixadores do programa Conexão Jovem e participantes do projeto Eu Voluntário participam de capacitação.

Na Jornada, a FIESC lança ainda a segunda edição do Prêmio Santa Catarina pela Educação. Este ano, poderão participar os diversos setores econômicos que integram o Movimento. O prêmio também passa a agregar a categoria estágio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.scpelaeducacao.com.br a partir do dia 18 de maio até 18 de julho.

O evento, que debaterá ainda qualidade de vida, inovação e tecnologia e ambiente institucional, terá outros convidados como o médico americano Michael O’Donnell, a diretora executiva do Centro de Performance Industrial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), Elisabeth Reynolds, e William Waack, da Rede Globo, que fará palestra na quinta (19), às 14h45.

Conheça os palestrantes do tema educação na Jornada:

Cristovam Buarque é engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário, político e escritor brasileiro. Foi eleito senador pelo Distrito Federal em 2002. Foi ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula. Foi reeleito nas eleições de 2010 para o Senado pelo Distrito Federal, com mandato até 2018. Cristovam publicou 33 livros sobre economia, história, sociologia e, sobretudo, educação.

Naércio Menezes Filho é professor titular (cátedra IFB) e coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), professor associado da Universidade de São Paulo, colunista do jornal Valor Econômico e consultor da Fundação Itaú Social. É Ph.D em economia pela Universidade de Londres e publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais.

Rafael Lucchesi é economista, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Atualmente exerce o cargo de diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), acumulando, também, o cargo de diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e de diretor Superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI).

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: