1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

INDÚSTRIA 4.0 E INOVAÇÃO em meio à crise serão debatidas na Jornada 2016

16 de maio de 2016
INDÚSTRIA 4.0 E INOVAÇÃO em meio à crise serão debatidas na Jornada 2016

Principal evento da indústria catarinense em 2016 reúne especialistas internacionais para tratar destes assuntos na quinta-feira (19), a partir das 8h30.

Florianópolis, 16.5.2016 – A chamada Indústria 4.0, que é a ideia de uma produção totalmente conectada ao mundo digital, e a inovação nos momentos de crise são alguns dos temas que serão abordados no segundo dia (19 de maio) da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense.

O evento é promovido pela FIESC e aborda também os temas qualidade de vida e educação, na quarta-feira (18), e ambiente institucional na tarde desta quinta-feira (19). A programação segue até o dia 20 de maio, com a outorga da Ordem do Mérito Industrial e do Mérito Sindical, e pode ser conferida aqui, ou acessando o aplicativo da Jornada que é atualizado diariamente e antecipa informações sobre o evento. Ao fazer o seu cadastro é possível acompanhar e participar da timeline.

A partir das 9h45, o especialista Fernando Kimura fala sobre inovação como diferencial competitivo. O diretor-regional do SENAI/SC e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Jefferson Gomes, aborda a manufatura avançada. O consultor e mentor de startups Mario Fioretti palestra sobre a importância da inovação em momentos de crise e, na sequência, a diretora executiva do Centro de Performance Industrial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), Elisabeth Reynolds, complementa o tema falando sobre inovação para fortalecer a competitividade industrial.

Paralela à programação da Jornada, a FIESC promove na quarta-feira (18) um workshop exclusivo para convidados sobre manufatura avançada. O encontro integra uma série de eventos que pretende, ao final, construir uma política nacional de manufatura avançada. Participam representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Confederação Nacional da Indústria, além de entidades de pesquisa como a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O evento, que debaterá ainda qualidade de vida, educação e ambiente institucional, terá outros convidados como o médico americano Michael O’Donnell, que é diretor do Centro de Pesquisa em Gestão de Saúde na Universidade de Michigan, e William Waack, da Rede Globo, que fará palestra na quinta (19), às 14h45.

Conheça os palestrantes do tema inovação e tecnologia na Jornada:

Fernando Kimura é formado em administração de empresas com ênfase em Marketing pela Anhembi Morumbi, especialização em Marketing digital pela ESPM e Neuromarketing pela UBA (Universidad de Buenos Aires), e ESPM Rio de Janeiro. Atuou no marketing para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil, e no marketing da Oracle para a América Latina. Palestrante de inovação e neuromarketing, já foi assistido por mais de 50 mil pessoas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Equador.

Jefferson Gomes é diretor regional do SENAI/SC e professor da divisão de engenharia mecânica-aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Engenheiro mecânico, mestre e doutor em engenharia mecânica (UFSC), sendo o doutorado em cooperação com a RWTH-Aachen/Alemanha. Possui experiência industrial e acadêmica em manufatura avançada, processos de fabricação, metodologias ativas de ensino e gestão da inovação.

Mario Fioretti é designer industrial formado pela Universidade Mackenzie. Com uma carreira de sucesso, formada em grande parte na Whirlpool SA Eletrodomésticos, possui uma ampla visão de quais são os desafios corporativos e como superá-los. Atua hoje como consultor em sua própria empresa e é mentor de startups. É autor do livro “Design Encanta, Inovação Surpreende”, onde demonstra que design e inovação são ferramentas poderosas de competitividade para qualquer indústria.

Elisabeth Reynolds é diretora executiva do Centro de Performance Industrial do MIT. Ela trabalha com temas relacionados com os sistemas de inovação, desenvolvimento econômico regional e competitividade industrial. Seus estudos estão focados principalmente sobre a teoria e a prática do desenvolvimento de clusters e sistemas regionais de inovação e orienta várias organizações nesta área. Sua pesquisa recente incide sobre os ecossistemas de produção de inovação avançados e crescimento de empresas inovadoras.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: