1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Qual é o meu papel diante da crise?, por ALBANO SCHMIDT*

05 de abril de 2016
Qual é o meu papel diante da crise?, por ALBANO SCHMIDT*

Tentei de diversas formas iniciar esse texto com palavras positivas ou mais leves, mas cheguei à conclusão que é melhor ser ríspido do que mascarar verdades que já são absolutas. Enfrentamos uma década perdida. Essa crise não é passageira, veio para ficar e deixará marcas profundas, que não se apagarão.

Atualmente, o problema do Brasil não é apenas político. Reflexos desse cenário interferem drasticamente em nossa economia, que vem sendo deteriorada dia após dia. Empresas enfrentam sérias dificuldades e são obrigadas a dar férias coletivas para evitar as demissões, que muitas vezes são necessárias.

Eu acredito que a recuperação acontecerá, mas levará tempo e, antes disso, enfrentaremos momentos ainda mais difíceis. A nossa conscientização é imprescindível.

Precisamos agir com coragem e não podemos nos acovardar diante das dificuldades. Mas qual é o meu papel? O que eu, cidadão comum, posso ou devo fazer? Por onde começar?

Que tal iniciarmos com aquilo que depende de nós, como desacelerar o consumismo, utilizar racionalmente os recursos naturais – como a água e a energia elétrica –, separar o lixo corretamente e encaminhá-lo para reciclagem?

Cada um deve fazer a sua parte. É importante refletirmos juntos, pela transformação da consciência coletiva, por atitudes corretas e coerentes. Só assim teremos boas oportunidades de – com o fim da crise – contribuir com a retomada do crescimento do País.

Não é só no Brasil, o mundo todo passa por esse processo de repensar e reorganizar suas prioridades. Se nos prepararmos, sairemos deste momento de incerteza ainda melhores, mais fortes, estruturados e conscientes. É importante deixar de lado a acomodação e a zona de conforto. Sei que é difícil, é muito difícil.

É necessário dedicar esforços, aplicar a inteligência, atuar com estratégia e se comprometer com o diálogo, em busca de respostas positivas e soluções. Somos responsáveis pela nossa transformação.

Não desanime, empreenda. Torne-se protagonista da sua história e da transformação do País agora.

Presidente da Termotécnica*

Fonte: A Noticia – Economia – 05.04.2016

 
 


somos afiliados: