1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC e TRE-SC FIRMAM CONVÊNIO para promover ações de cidadania

04 de abril de 2016
FIESC e TRE-SC FIRMAM CONVÊNIO para promover ações de cidadania

Assinatura do termo foi realizada nesta sexta-feira (1º), durante reunião do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, em Florianópolis.

Florianópolis, 1º.4.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) firmaram convênio que prevê o apoio da Federação nas ações voltadas à cidadania e responsabilidade social promovidas pelo Tribunal, que tem buscado a parceria de instituições públicas e privadas para orientar os eleitores sobre seus direitos e deveres e as implicações das escolhas deles para o futuro da coletividade. O acordo foi assinado na manhã desta sexta-feira (1º), durante reunião do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, em Florianópolis.

“Mais do que o apoio ao TRE-SC, é parte do nosso dever acompanhar e promover ações que visam a educar, sobretudo, o trabalhador catarinense para as questões de cidadania. Isso faz parte dos nossos objetivos”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, na abertura do evento, que reúne magistrados de todo o país. Ele também destacou o Movimento Santa Catarina pela Educação, que tem a adesão de 2 mil indústrias que representam cerca de 350 mil trabalhadores.

“Temos trabalhado no sentido de melhorar o nível de escolaridade do trabalhador catarinense, sem perder de vista que queremos formar bons profissionais para a indústria e para a economia, mas, sobretudo, também bons cidadãos”, declarou Côrte, lembrando que os alunos matriculados nas escolas do SESI e do SENAI aprendem noções de cidadania, responsabilidade social e de serviço voluntário. “Queremos fazer essa associação entre o bom profissional e o bom cidadão”, completou.

O presidente da FIESC disse ainda que as questões vinculadas à cidadania e aos direitos e deveres dos eleitores serão consideradas e debatidas nas 16 Câmaras Regionais de Educação, vinculadas ao Movimento. “O fato de ter uma eleição neste ano significa que também devemos discutir e motivar o cidadão catarinense e o eleitor a exercer bem o direito de voto e ser consciente. O país precisa que avancemos e consolidemos a democracia escolhendo bons representantes na área política”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o presidente do TRE-SC, o desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, disse que “a história de existência da FIESC se confunde muito com a história de desenvolvimento de Santa Catarina, que, enquanto um Estado federado, deve muito de seu potencial ao que tem sido produzido pela nossa indústria”.

Abreu destacou ainda que o Tribunal vai lançar campanha de conscientização dos eleitores e conta com outras instituições para auxiliar na divulgação. Na opinião dele, a consolidação do Estado democrático de direito se viabiliza e se enriquece por meio das eleições, as quais devem ser um mecanismo apto a revelar representantes legítimos, honestos e compromissados com o bem comum.

“Dessa forma, também é obrigação da justiça eleitoral formar a conscientização da sociedade sobre a importância do voto e suas consequências, bem como esclarecer e orientar partidos e candidatos para o exercício legítimo e seguro das prerrogativas e responsabilidades”, disse.

Côrte lembrou de outra parceria com o Tribunal, firmada no ano passado, por meio do SESI, para facilitar o recadastramento biométrico de trabalhadores de indústrias em Joinville. Com o convênio, que envolveu também a Tupy, a Whirlpool, a Embraco, a Schulz e o Perini Business Park, o SESI montou pontos de atendimento para realizar o cadastramento dos trabalhadores.

Relações trabalhistas – Também nesta sexta, Côrte e diretores das entidades da FIESC participaram de reunião-almoço com o presidente do  Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC), desembargador Gracio Ricardo Barboza Petrone, e com a corregedora regional, desembargadora Maria de Lourdes Leiria. Em pauta temas como a educação para o mundo do trabalho, qualidade de vida do trabalhador e segurança do trabalho. Petrone e Maria de Lourdes foram empossados no último mês de dezembro.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: