1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FERRAMENTAS GRATUITAS podem apoiar melhoria da Gestão Escolar

20 de abril de 2016
FERRAMENTAS GRATUITAS podem apoiar melhoria da Gestão Escolar

Rio do Sul recebeu nesta terça-feira (19) evento da série Diálogos sobre Gestão da Educação, que percorre Santa Catarina.

Rio do Sul, 19.4.2016 – As escolas precisam estar atentas à importância de valorizar a gestão, racionalizando cada vez mais a aplicação dos recursos, como uma das principais alternativas para melhorar a educação. Esta foi uma das conclusões do seminário Diálogos sobre Gestão da Educação, promovido pelo Movimento Santa Catarina pela Educação, que está percorrendo o Estado e foi realizado nesta terça-feira (19) em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

“Uma escola com bom gestor, atento ao que se passa na unidade e ao desempenho dos professores, tem alunos com rendimento melhor. Estamos surpreendidos com o engajamento e o interesse que o assunto tem despertado nos locais para onde estamos levando esta mensagem”, disse o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte.

A lógica de racionalização e otimização a ser seguida pelos gestores na área educacional deve ser a mesma empregada nas empresas e nos lares. Nesse sentido existem, inclusive ferramentas gratuitas voltadas à gestão, por exemplo, da merenda escolar, das receitas e despesas da secretaria e, até mesmo, para gerir o calendário de atividades da escola. Igualmente, existem ferramentas modernas de medição do desempenho de professores e alunos. Alguns desses recursos, por exemplo, podem ser acessados no Conviva, plataforma online gratuita desenvolvida pelo Instituto Natura.

Côrte ainda chamou atenção para o distanciamento que dispositivos como tablets e smartphones, têm provocado entre os integrantes da família, já confirmado, inclusive, em recente estudo realizado no Reino Unido. “Os pais estão falando menos com as crianças porque passam mais tempo nesses dispositivos. Isso está prejudicando o aprendizado da fala das crianças”, relatou, acrescentando que o Papa Francisco chegou a defender que os pais saiam do que chamou de exílio e passem a se dedicar mais à educação dos filhos.

O vice-presidente regional da FIESC Lino Rohden destacou a importância da discussão do tema. “O Brasil precisa melhorar a educação, também a formação profissional, para ampliar a competitividade da indústria e de todos os setores da economia. Estamos atrasados”, disse. “O diálogo vai melhor nossa sociedade e o País, num momento em que se discute a questão dos valores que devem estar presentes em nossa sociedade”, acrescentou, referindo-se aos ganhos que a educação traz também para a cidadania e a ética.

O consultor do Movimento SC pela Educação, Mozart Neves Ramos, relatou sua experiência como reitor para exemplificar como a preparação para gestão representa um grande desafio para quem não teve formação para isso. “Tive que trocar o pneu com o carro e movimento”, brincou, referindo-se, à necessidade de estudar gestão e ter aulas para poder tomar as decisões corretas. “É diferente quando um educador precisa lidar com questões jurídicas, contábeis ou de planejamento. Tem que estudar essas disciplinas, com humildade”, recomendou.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: