1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Em JOINVILLE, FIESC apresenta o Movimento SC pela Educação

06 de abril de 2016
Em JOINVILLE, FIESC apresenta o Movimento SC pela Educação

Durante palestra na ACIJ, presidente Glauco José Côrte destacou a nova fase da iniciativa liderada pela Federação, agora com a participação dos demais setores da economia.

Joinville, 4.4.2016 – O Movimento Santa Catarina pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), foi apresentado nesta segunda-feira (4), pelo presidente da entidade, Glauco José Côrte, na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ). A iniciativa busca mobilizar e influenciar o poder público e a iniciativa privada para melhorar a educação quanto à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino. Neste ano, o tema central é gestão escolar, com foco no aprimoramento dos processos de gerenciamento das instituições de ensino no Estado.

O Movimento, que se iniciou no setor industrial, passou a contar com a participação dos demais setores da economia, como a agricultura, comércio e transporte, por meio das respectivas federações, FAESC, FECOMÉRCIO e FETRANCESC. Representantes do setor público e dos trabalhadores também estão no Conselho de Governança do Movimento.

Côrte chamou atenção para o fato de que 30% dos empregos atuais não existiam há dez anos e que 65% das crianças de hoje atuarão em empregos que ainda não existem, o que representa um grande desafio para aqueles que atuam nas ações ligadas à formação e para o mercado de trabalho. Isso explica a estratégia da FIESC de focar fortemente seus investimentos em educação.

“Estima-se, conforme o Fórum Econômico Mundial, que 7 milhões de empregos serão eliminados em cinco anos e outros 2 milhões serão criados, substituindo apenas parte daqueles que perderemos. Logo, teremos déficit de 5 milhões de vagas, especialmente em escritórios e trabalhos administrativos”, explicou.

Pesquisa de avaliação do impacto do Movimento sobre os programas educacionais das indústrias signatárias revela que 62,5% das empresas participantes do levantamento realizam ações de educação (entre aquelas que não promovem é maior a proporção de micro e pequenas); 33,9% das companhias participantes ampliaram suas ações de educação. As médias e grandes indústrias estão entre as que mais expandiram as ações após a adesão ao Movimento.

Investimentos – Na reunião, a FIESC também anunciou investimentos do SESI em Joinville em três projetos: uma nova unidade na região Sul para atendimento de crianças de zero a 5 anos e 11 meses; a ampliação da unidade do centro, que passará a atuar dentro do conceito de Centro de Promoção da Saúde do Trabalhador; e  o Centro de Desenvolvimento de Competências, também na área educacional.

Ao falar sobre a importância do investimento na saúde do trabalhador, o superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, citou estatísticas da Previdência Social. Em 2015, o número de afastamentos com mais de 15 dias e encaminhados para tratamento na indústria no Brasil estava previsto em 125 mil trabalhadores, dos quais apenas 15 mil retornaram ao trabalho.

“Isso custa muito caro não só às empresas, mas à sociedade”, disse Pereira, informando que uma das respostas da FIESC é a transformação das clínicas do SESI em centros de promoção da saúde, com foco em prevenção de doenças e estímulo a hábitos saudáveis.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: