1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Na CEBIT, FIESC busca referências para a Indústria na Economia Digital

16 de março de 2016
Na CEBIT, FIESC busca referências para a Indústria na Economia Digital

Integração de soluções é destaque na feira realizada na Alemanha, uma das principais do setor de tecnologia.

Florianópolis, 14.3.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) participa nesta semana da CeBIT, feira internacional de tecnologia que ocorre em Hannover, na Alemanha. O presidente da entidade, Glauco José Côrte, e o diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, participaram da abertura do evento, nesta segunda-feira (14).

Focado em oportunidades digitais, o evento tem como mote “D!conomia” e reúne mais de 3 mil expositores, tendo as startups como um dos destaques desta edição. A missão é integrada por 36 empresários de todo o País.

Conforme Côrte, a tendência observada no evento sinaliza oportunidades para que a indústria integre tecnologias já existentes, como softwares e equipamentos, para lançar novos produtos e soluções a fim de facilitar o dia a dia das pessoas.

Sensores de vibração, de temperatura ou de posição são alguns dos dispositivos que passam a ganhar cada vez mais espaço em novos produtos que congregam diferentes áreas do conhecimento. Mais do que a tecnologia, passa a ser chave aquilo que as pessoas querem. A tecnologia disponível torna o atendimento a essas necessidades mais fácil, contam Côrte e Gomes.

O que a FIESC conheceu na feira mostra a evolução digital sob o ponto de vista do consumidor e está em linha com a agenda da entidade na última sexta-feira, focada nas tecnologias de produção nas fábricas. Na oportunidade Côrte e Gomes se reuniram em Berlim com a direção do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Produção e Tecnologia de Design – IPK para ampliar a cooperação no âmbito da chamada indústria 4.0. Também denominada manufatura avançada, ela implica o uso de sistemas inteligentes de produção.

A relação entre a FIESC e o IPK se baseia nas competências construídas lado a lado. O IPK já apoia a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o SENAI na implantação de Institutos de Inovação, em todo o Brasil, inclusive três em Santa Catarina. Além disso, o Instituto Fraunhofer já desenvolve plataforma de manufatura avançada com a China, Estados Unidos, Indonésia e Oriente Médio.

Interessaram aos alemães iniciativas da FIESC como o Observatório da Indústria, a Investe SC (agência de investimento e cooperação, em parceria com o governo do estado), os institutos do SENAI e o Instituto de Saúde, Segurança e Qualidade de vida, do SESI.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: