1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

ALUNOS DO SESI são classificados para disputar evento Internacional de Robótica

28 de março de 2016
ALUNOS DO SESI são classificados para disputar evento Internacional de Robótica

Equipe do SESI de Brusque participou da etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, em Brasília. Mais de 700 estudantes de escolas públicas e particulares de todo o país disputaram o torneio.

Florianópolis, 24.03.2016 – Uma equipe composta por dez estudantes do Ensino Fundamental da escola do SESI, entidade da FIESC, em Brusque, foi classificada para disputar a etapa internacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) que ocorre de 27 a 29 de abril, nos Estados Unidos.

O resultado, inédito para o SESI/SC, é decorrente do desempenho obtido na etapa nacional da FLL, encerrada em Brasília, neste último final de semana.

Os alunos, integrantes da equipe Tecnorob, conquistaram o troféu de 1º lugar na categoria Core Values – trabalho em equipe – e, por isso, representarão o País na etapa internacional. Além da equipe Tecnorob, Santa Catarina também foi representada por seis estudantes do curso Jornada de Educação Tecnológica, do SESI em Joinville. Eles compuseram a equipe Nightfall e conquistaram o 5º melhor desempenho na mesa de competição.

A temporada

A etapa regional da competição, que nesta temporada teve como tema Trash Trek (caminhos do lixo), foi realizada em nove estados, com mais de 4 mil competidores de 500 escolas. Apenas 77 equipes garantiram vaga na fase nacional, em Brasília. Durante o maior torneio de robótica do Brasil, os 700 estudantes de 9 a 16 anos mostraram, na teoria, com projetos de pesquisa, e na prática, com robôs de LEGO, as propostas para lidar com o lixo. Os robôs autônomos cumpriram missões na mesa de competição como, por exemplo, levar determinado tipo de lixo para um aterro.

Além do projeto de pesquisa e do desafio do robô, as equipes foram avaliadas em mais duas categorias: design de robô, em que os alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs e core Values, na qual o que conta é o trabalho em equipe, o respeito e a integração.

Na cerimônia de premiação, os organizadores também anunciaram o tema da próxima temporada do torneio, realizado mundialmente: Animal Allies, em que os estudantes vão explorar a relação entre pessoas e animais.

Aprendizagem

Ao inserir a robótica em sala de aula, o torneio estimula o aprendizado de conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. A competição também incentiva os alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, fundamentais para a inovação nas empresas.

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: