1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

REENGENHARIA EM PROCESSO PRODUTIVO reduz o peso das peças e o tempo de produção em indústria de plásticos de SC

12 de fevereiro de 2016
REENGENHARIA EM PROCESSO PRODUTIVO reduz o peso das peças e o tempo de produção em indústria de plásticos de SC

Uma reengenharia de processos implantada na Plasticoville, uma indústria de Santa Catarina, proporcionou redução de peso e tempo de produção de peças plásticas. O trabalho implantando pela consultoria 4C Innovation foi desenvolvido em duas etapas: teórica e prática, envolvendo os operadores das injetoras.

Fundada em 1994, a Plasticoville trabalha no segmento de termoplásticos, fornecendo produtos para as principais indústrias do Brasil, operando no sistema de business to business.

“Para muitas empresas do segmento de transformação de plástico, em especial, de injeção, o ‘olhar para dentro’ pode trazer resultados com grande reflexo na redução dos custos industriais e, com isto, proporcionar o aumento em seu fluxo de caixa”, indica o engenheiro mecânico Angelo Reck Neto, sócio da 4C Innovation, de Joinville.

A 4C é uma startup catarinense especializada em apoiar o desenvolvimento da inovação em pequenas e médias empresas (PMEs), e é pioneira no País a oferecer desde o diagnóstico estratégico da inovação até o lançamento do produto e acompanhamento dos resultados no mercado.

“Uma parte importante desse novo modelo de gestão é entender que esse é um trabalho que deve iniciar e ter continuidade não só para a manutenção, mas, principalmente para maximizar os ganhos iniciais.”, ressalta o engenheiro mecânico Angelo Reck Neto, sócio da 4C Innovation, de Joinville.

Mapeamento

Na Plasticoville, o processo começou com o mapeamento da capacidade técnica da equipe. Esse procedimento é importante para mapear as Competências e Habilidades de cada profissional da empresa, dedicado ao processo de injeção.

Com base neste mapeamento, a 4C começou a segunda fase – teórica – para alinhar conceitos fundamentais, bem como explicitar a influência destes no custo de injeção e na qualidade final da peça.

“É neste momento que explicamos a lógica do método 4CPIM, preparando o operador para a próxima fase, a prática: no momento em que cada parâmetro é regulado o instrutor, argumenta e relembra para a equipe os conhecimentos teóricos para que haja a ligação entre a teoria e a prática, assim fortalecendo a absorção do conhecimento”, comenta.

A reengenharia para a redução no custo de transformação de peças de plástico injetado usou apenas um modelo de gestão que agrega regulagem dos parâmetros de máquina e moldes de uma forma mais “engenheirada”, usando 6 Sigma e o método 4CPIM.

Sem investimentos extras

“É importante ressaltar que o método dispensa a necessidade de investimentos para melhoria dos equipamentos, salvo em condições que a máquina ou molde esteja com sua performance comprometida”, explica o sócio da 4C.

Como exemplo, com apenas um dos ajustes realizados na injetora de PP, houve redução de quase 3% do peso das peças e de 10% no tempo de injeção. Para efeito de análise comparativa, considerando uma produção durante 30 dias úteis/mês, 24 horas por dia, o ganho mensal de ciclo chegou a R$ 12,8 mil.

Outro estudo de caso foi aplicado em uma peça com uma geometria mais complexa, a redução de custos estimada chegaria a R$ 6 mil/mês considerando uma operação por 30 dias úteis/mês, 24 horas por dia.

Conhecimento aplicado

Para o diretor da Plasticoville, James Ademir Alves, o processo garante que a equipe da empresa receba os alicerces necessários para continuar o trabalho de otimização da produção.

“Você recebe uma grande carga de conhecimento ‘já testado’ amparados pela ampla experiência vivenciada por anos dedicados em grandes empresas.”, comenta.

Para ele, o processo é inovador. “O 4CPIM traz um novo foco de olhar para a regulagem de uma injetora. Principalmente pelo fato de trabalhar com as temperaturas um pouco mais altas, trouxe, para nós uma inovação”, indica.

Ele ressalta que “mesmo pequenas empresas ou empresas novas, que ainda não desenvolveram uma cultura na regulagem das injetoras, esse fato não os impede de ter os benefícios dessa nova forma 4CPIM.”

Fonte: Plástico Virtual

 
 


somos afiliados: