1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC E INSTITUTO NATURA assinam Termo de Cooperação pela Educação

01 de fevereiro de 2016
FIESC E INSTITUTO NATURA assinam Termo de Cooperação pela Educação

Parceria visa a disseminar o uso da plataforma digital Conviva que auxilia na gestão educacional dos municípios.

Florianópolis, 29.01.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Instituto Natura iniciam parceria para auxiliar municípios catarinenses na gestão de indicadores educacionais.

A iniciativa, motivada pelo Movimento A Indústria pela Educação, oferece um ambiente virtual que reúne os principais dados de educação, além de suscitar debates sobre a área para aprimorar o ensino nas escolas. A assinatura do termo de cooperação entre as entidades ocorreu durante a reunião de diretoria da Federação das Indústrias, nesta sexta-feira (29), em Florianópolis, que também abordou outros temas ligados à educação.

O presidente do Instituto Natura, David Saad, destacou a importância da parceria firmada. “Esse grupo é que vive o Brasil real e tenta fazer o país seguir produzindo e há tempos percebeu a importância da educação. A educação é ‘o’ tema essencial que deve ser discutido nesse país, para que possamos evoluir como a gente imagina”, disse Saad, que destacou ainda as ações educacionais do instituto.

“A Natura investe há 20 anos em projetos ligados à educação. Já investimos R$ 100 milhões em 200 projetos beneficiando 80 mil escolas no Brasil”, acrescentou.

Robótica – Estudantes do SESI que se destacaram no torneio de robótica First Lego League entregaram ao o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, bottons que representaram as equipes na competição. Seis estudantes do SESI de Joinville conquistaram o vice-campeonato na etapa regional Sul do torneio de robótica First Lego League.

“Sem dúvida, podemos acreditar que o Brasil será melhor com bons estudantes, porque serão ótimos profissionais e bons cidadãos”, salientou Côrte. Outras duas equipes catarinenses foram destaque também nos quesitos desempenho do robô (1º lugar, SESI de Brusque) e trabalho em equipe (1º lugar, SESI de Criciúma). No Brasil, o SESI é o organizador oficial da competição.

Destaque catarinense – Durante a reunião, o presidente da FIESC homenageou a estudante catarinense Márjori Padoin, de Witmarsum, por seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Márjori é um dos 104 estudantes brasileiros que alcançaram a nota máxima (1.000 pontos) na redação da prova.

Ela precisou discorrer sobre a valorização do professor. “Não existe nada mais gratificante para um estudante que se dedica o ano inteiro, abdica de muitas coisas e recebe essa recompensa maravilhosa.

Sei que estou a um passo do meu sonho que é ingressar no curso de medicina”, afirmou a estudante que recebeu das mãos de Côrte o troféu Movimento A Indústria pela Educação. “Esse é o estudante que queremos estimular, aquele que persegue o que há de melhor”, afirmou o industrial.

Eu Voluntário – Industriais conheceram detalhes sobre o projeto que o Movimento A Indústria pela Educação promove a partir deste ano com o objetivo de estimular o voluntariado na área da educação. O voluntariado é uma prática ainda pouco difundida no Brasil.

Mais de 5,3 mil pessoas já integram o grupo público criado no Facebook. Segundo o Instituto Datafolha, apenas um em cada dez brasileiros com 16 anos ou mais exerce algum tipo de atividade voluntária e 72% nunca participaram de ações nesse sentido. Saiba mais sobre o projeto.

Educação premiada – Um programa da Tupy voltado para a educação de jovens e adultos, desenvolvido em parceria com o SESI e reconhecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC), vem beneficiando trabalhadores da indústria.

A gerente de RH Corporativo da Tupy, Karen Silva, falou sobre a iniciativa. “Ainda temos 22% dos nossos trabalhadores sem escolaridade básica. O programa eleva a qualificação, melhora a qualidade de vida das pessoas e os ajuda na conquista da autonomia”, pontuou.

Em 40 anos de fundação da Escola Técnica da Tupy, a companhia já realizou mais de 4 milhões de horas de treinamento e qualificou, entre 2010 e 2015, mais de 4,1 mil colaboradores.

Podem participar das aulas dependentes e comunidade, além de trabalhadores de outras indústrias. Natural de São Paulo, Karen fez questão de registrar que Santa Catarina é um Estado que olha para o tema com muita seriedade.

Novos Caminhos – Durante a reunião, Côrte destacou os principais resultados do Programa Novos Caminhos, promovido em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

A OAB também passa a integrar o projeto. A iniciativa qualifica jovens que vivem em abrigos do Estado e este ano se estende às regiões do Planalto Norte, Alto Uruguai, Centro-Norte e Meio-Oeste. 426 adolescentes foram atendidos em 2015 e 67 foram inseridos no mundo do trabalho.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: