1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA vira lei em Santa Catarina

26 de janeiro de 2016
DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA vira lei em Santa Catarina

Governador do Estado sancionou proposta apresentada pela FIESC, em parceria com a Undime, a Federação dos Trabalhadores e a Secretaria de Estado da Educação.

Florianópolis, 26.01.2016 – A partir deste ano, o terceiro sábado de abril passa a ser o Dia da Família na Escola. A data foi instituída com a sanção da proposta de lei elaborada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Undime/SC, a Federação dos Trabalhadores e a Secretaria de Estado da Educação.

Nesta segunda-feira (25), o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, discutiram com o governador do Estado, Raimundo Colombo, ações que serão realizadas.

“O envolvimento do Executivo, do Parlamento, do setor privado, por meio da FIESC, e de outros representantes da sociedade mostra que, já em seu surgimento, este é um projeto vencedor”, afirmou Côrte.

“Pode parecer pouco, mas a presença dos pais na escola, mesmo que apenas num final de semana, fará muita diferença e mostrará aos estudantes a importância do envolvimento da família com a educação”, acrescentou o industrial, lembrando que alunos com pais participativos estão quatro meses a frente no aprendizado em relação aqueles que não possuem. Esses dados integram estudo realizado pelo Instituto Ayrton Senna com 25 mil estudantes de São Paulo.

Para Colombo, a iniciativa vai permitir um compromisso de todos e proporcionar um envolvimento maior dos pais e de todas as famílias dos estudantes, além de instituições como a FIESC. “Isso qualifica a educação e, o que é essencial, une as famílias e o governo em torno da educação. É um grande ganho, uma revolução que vai trazer importantes resultados em médio e longo prazo”, destacou o governador.

O secretário Deschamps confirmou que agora começa a organização para a estreia em abril deste ano. “Com a data oficial no calendário das escolas, vamos trabalhar para incentivar a participação dos pais, dos familiares, dos professores e dos estudantes naquele momento para reconhecer e celebrar a importância que a família tem no processo educacional dentro da escola.

O nosso objetivo é justamente aproximar cada vez mais a família. Existe uma série de indicadores que apontam que a educação cresce a partir do momento em que a família se envolve ativamente com a escola, inclusive com reflexos na aprendizagem dos alunos”, explicou.

O objetivo é estimular a participação da família na vida escolar dos alunos. A iniciativa surgiu na FIESC, em uma das reuniões do Conselho de Governança do Movimento A Indústria pela Educação, e foi apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Antônio Aguiar.

A Federação já promove por meio das suas entidades (SESI, SENAI e IEL) a Campanha Pais pela Educação que no ano passado atingiu mais de 500 mil catarinenses e distribuiu 370 mil exemplares da cartilha Dicas para que os pais participem mais da vida escolar dos filhos.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: