1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

O exemplo do LÍDER PROATIVO

17 de novembro de 2015
O exemplo do LÍDER PROATIVO

O exemplo do LÍDER PROATIVO

É nítido que nossa sociedade está carente de lideranças, de profissionais éticos e proativos, que atuem alicerçados por valores, que pensem e ajam à frente de seu tempo.

Falo de empresários, de dirigentes e de políticos; de lideranças que têm sob a sua responsabilidade grandes equipes, empresas ou comunidades inteiras. Suas decisões transformam realidades e impactam diretamente o futuro de todos aqueles que os cercam.

O verdadeiro líder trabalha ciente de que sua postura é exemplo e que seus liderados aguardam atitudes que orientem o caminho a ser seguido. Vivemos um período tumultuado. A crise é financeira, política e moral.

O descaso vira indiferença. Tenho a impressão de que muitos gestores estão inertes, esperando que o problema bata à porta. Quando isso acontece, na maioria das vezes, já é tarde.

Cito o exemplo do rompimento das barragens em Mariana (MG), que espalhou rejeito da produção de minério de ferro, causando uma catástrofe sem precedentes. Foram 50 milhões de metros cúbicos de lama – quantidade que encheria 20 mil piscinas olímpicas – e que resultaram em bairros e cidades destruídas, mortos, desaparecidos, famílias arrasadas e um impacto ambiental incalculável.

Será que os gestores da mineradora realmente desconheciam os riscos do rompimento dessas barragens? É dever do líder permanecer absolutamente atento ao seu negócio, aos sinais, ao mercado e a tudo que o cerca.

Ele deve conhecer profundamente todos os riscos e não pode permitir que uma avalanche como essa aconteça. Deve ser proativo e tomar atitudes. Mas, se mesmo assim o pior acontecer, o líder tem o dever de assumir a responsabilidade, propor soluções e apresentar o melhor caminho, honrando a confiança que lhe foi concedida.

Líderes visionários se destacam pela capacidade de analisar o problema, de perceber alternativas e soluções, organizar equipes e dar o primeiro passo, mostrando o caminho que deve ser seguido.

Eles estão sempre à frente de seu grupo, assumindo os resultados e por isso são admirados, respeitados e seguidos. Como formadores de opinião, é nosso dever agir com correção, coerência e dar o exemplo, sempre.

Torço por mais líderes de atitude, que se destaquem pelo comprometimento e façam verdadeiramente a diferença para seus projetos, suas equipes e para o mercado como um todo. Meu conselho: assuma sua responsabilidade, reúna forças e enfrente a batalha, até o fim. Torço por você!

Fonte: A Notícia – Negócios & Cia. – Albano Schmidt -Presidente da Termotécnica

 
 


somos afiliados: