1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

EM ENCONTRO COM MINISTRO, FIESC propõe agenda para Inovação

27 de agosto de 2015
EM ENCONTRO COM MINISTRO, FIESC propõe agenda para Inovação

Ao receber visita de Aldo Rebelo, entidade reforçou demanda pela reabertura de escritório da FINEP no Estado.

Florianópolis, 26.08.2015 – A indústria catarinense entregou ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, a pauta com as prioridades de inovação para o setor produtivo no Estado. O documento foi apresentado pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, durante evento com o ministro na sede da entidade, na manhã desta quarta-feira (26).

Entre os pontos elencados no documento, Côrte destacou a necessidade de reinstalar no Estado uma agência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Ele lembrou que Santa Catarina é o segundo Estado que mais capta recursos pelo FINEP, ficando atrás apenas de São Paulo. “Esta é uma demonstração da prioridade que a indústria catarinense dá para a inovação”, ressaltou o industrial.

Côrte defendeu também o fortalecimento das agências de fomento à pesquisa e das instituições responsáveis pela transferência de tecnologia ao setor industrial, a ampliação dos incentivos fiscais para o desenvolvimento de produtos inovadores, a disponibilização de investimentos para atualização tecnológica e a ampliação da Lei do Bem e da Lei da Informática para todos os regimes de tributação.

No total, foram entregues a Rebelo 20 demandas do setor produtivo catarinense. O ministro agradeceu e se comprometeu a analisar e dar encaminhamento às sugestões.

Rebelo destacou que algumas empresas e alguns setores da economia de Santa Catarina têm respondido à crise ampliando a sua produção. “Em todas as áreas que estão progredindo no Estado, o denominador comum é a inovação. Este é um traço importante na construção e no desempenho da atividade econômica do Estado”, ressaltou.

O ministro defendeu ainda a concessão de incentivos fiscais como forma de fomentar a inovação nas empresas. “Quando nós fazemos uma renúncia de “x” para a empresa, ela investe “x+y” em inovação. Isso produz um efeito e um impacto no faturamento da empresa, que retorna ao Estado, em tributos, muitas vezes mais do que a quantia de renúncia fiscal que permitiu o esforço inovador. Na verdade, não pode se chamar de renúncia fiscal aquilo que vai para a inovação”, defendeu Rebelo.

Crédito rápido – durante a tarde, o presidente da FIESC participou do lançamento do Inovacred Expresso, programa que financia até R$ 150 mil, de forma rápida e simplificada, para as atividades inovadoras das micro empresas. São parceiros da iniciativa a CREDIFIESC, Cecred, Acate e BRDE.

O Inovacred foi apresentado durante o evento Fomento à Inovação, também realizado em Florianópolis. Ainda durante o encontro foram lançados os editais da quinta edição do programa Sinapse da Inovação e do Prêmio Stemmer de Inovação, ambos da Fapesc.

Fonte: FIESC

 

 
 


somos afiliados: