1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

MINISTRO RECONHECE EMPENHO da Indústria de SC pela Educação

24 de julho de 2015
MINISTRO RECONHECE EMPENHO da Indústria de SC pela Educação

Renato Janine esteve no SENAI de Joinville nesta quinta-feira (23) para conhecer Movimento A Indústria pela Educação, liderado pela FIESC.

Joinville, 23.7.2015 – O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, se disse “satisfeito com o empenho da indústria de Santa Catarina em melhorar a educação”, referindo-se ao Movimento A Indústria pela Educação, criado pela Federação das Indústrias (FIESC).

A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira (23), no SENAI em Joinville, ao término de evento em que o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, apresentou a iniciativa lançada em 2012. “Todos os movimentos que tenham uma base forte, que vêm das raízes, são importantes quando procuram o aprimoramento da educação”, destacou o ministro. Durante o evento foi instalada a Câmara do Movimento na região.

Renato Janine Ribeiro ressaltou os diversos projetos associados ao trabalho da FIESC. “Tem o foco sucessivo em temas importantes como o engajamento dos pais na questão da educação, a gestão escolar e a formação de professores. Não haverá boa educação sem valorização de professores e isso implica tanto a valorização salarial quanto a formação”, destacou.

Para o ministro, uma economia desenvolvida exige um “trabalhador inteligente, que não se limite a repetir tarefas mecânicas, ao contrário do que se exigia no início da indústria, quando o trabalhador não passava de um acréscimo da máquina.

Hoje ele tem que saber lidar, dar ordens à máquina e não apenas fazer algo que um robô poderia fazer no lugar dele”. Renato Janine Ribeiro destacou que a educação do trabalhador também deve considerar a formação de cidadão – para a democracia e para a vida pessoal.

Glauco José Côrte lembrou que o Movimento A Indústria pela Educação surgiu da constatação da baixa escolaridade dos profissionais do setor. “Verificamos que apenas 53% dos trabalhadores da indústria catarinense tinham ensino básico completo. Este dado nos impactou”, afirmou o presidente da FIESC, ressalvando que a situação não era de responsabilidade dos trabalhadores, mas de toda a sociedade, que ainda não tinha percebido a importância do investimento em educação.

Na visão da FIESC, conforme afirmou Côrte, o principal fator para a competitividade está relacionado à educação. “Em qualquer setor, mas principalmente na indústria, o trabalho se realiza por meio de equipamentos sofisticados, que requerem operadores com maior qualificação profissional”, salientou.

Na organização do Movimento, o presidente da FIESC citou as parcerias das diversas instituições que integram o Conselho de Governança, ressaltando a participação de representantes de trabalhadores. Côrte destacou ainda o papel das Câmaras Regionais, a exemplo da instalada em Joinville, que envolvem os mais diversos segmentos da sociedade em cada uma das 16 vice-presidências da Federação.

Ele citou as realizações do Movimento, entre elas a realização de mais de 870 mil matrículas de 2012 a 2014 pelas entidades da FIESC e o alcance de 2,2 mil adesões. Destacou as metas de ampliar o índice de trabalhadores com escolaridade básica – dos atuais 55% para 63% até 2017 e para 100% até 2024 – e de incluir outros setores no Movimento, a começar pelo comércio. Ressaltou as campanhas Pais pela Educação (2014), Conexão Jovem (2015), gestão educacional (2016) e professores (2017), todas elas comentadas posteriormente por Renato Janine Ribeiro.

Ao falar sobre a iniciativa de envolver os pais, Janine Ribeiro citou o exemplo que viveu em casa, quando teve que ajudar os filhos com trabalhos escolares. “Temos que ser modestos e reconhecer que os filhos muitas vezes sabem mais do que os pais”, declarou.

Assim como o ministro, o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, enalteceu a iniciativa de envolvimento familiar. Ele entende que levar as famílias para a escola é uma forma de fazer com que a sociedade coloque a educação como uma prioridade efetiva.

“A comunidade tem que abraçar a escola. Não dá mais para a comunidade considerar a escola como uma estrutura pública qualquer. Não dá para a comunidade depredar a escola”, salientou. Assim, ele justificou a imediata aceitação pelo governo estadual da proposta da FIESC de criação do Dia da Família na Escola – sempre no último domingo de abril.

O prefeito Udo Döhler destacou a percepção do presidente da Federação das Indústrias pela defesa da causa da educação. “Não seria estranho se estivéssemos aqui num evento da FIESC reunidos com o ministro do Desenvolvimento, tratando da indústria pela manufatura; mas estamos com o ministro da Educação”, afirmou, ao destacar que “tudo começa pela educação” e que esta contribuição do setor é pioneira no País e será replicada.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: