1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

GESTORES DE RH debatem qualificação dos Trabalhadores no vale do Itajaí

17 de julho de 2015
GESTORES DE RH debatem qualificação dos Trabalhadores no vale do Itajaí

Eventos realizados pela FIESC em parceria com a ABRH-SC auxiliaram indústrias a construir planos de desenvolvimento de pessoas.

Florianópolis, 16.7.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC) promoveram nesta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16 de julho, o Workshop EducaRH em Brusque e Itajaí, respectivamente.

O encontro visa a auxiliar os gestores de RH de empresas do Vale do Itajaí a iniciar a construção de planos de desenvolvimento de pessoas. Mais de 80 profissionais participaram dos eventos.

Para o vice-presidente da FIESC no Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, a iniciativa é importante para o setor. “São eventos como esse que precisamos incentivar, pois é necessário capacitar os profissionais de recursos humanos para que construam bons planos para suas empresas”, afirma.

A metalúrgica Zen apresentou no encontro de Brusque detalhes do programa de desenvolvimento de pessoas que executa na empresa. Vencedora da edição 2014 do Prêmio FIESC A Indústria pela Educação, a companhia é referência na área de investimentos em qualificação dos trabalhadores, desde a década de 80. Hylario Zen, um dos seus fundadores, criou em 1987 o Centro de Treinamento Zen (CTZ), consciente de que colaboradores bem treinados para as suas funções e melhor preparados para as modernizações dos processos de trabalho, fariam a diferença na evolução da empresa. A iniciativa foi um sucesso, e levou a qualificação profissional a fazer parte da política da ZEN de forma organizada e permanente.

Hoje, mais de 80% dos colaboradores possuem, no mínimo, o ensino médio completo. O tempo de treinamento por trabalhador chega a 60 horas/ano, um índice considerado acima da média nacional. Em 2014, foi registrado um aumento de 24% na receita operacional líquida por colaborador, confirmando a relação entre os investimentos em qualificação e aumento de produtividade.

A educação tem contribuído ainda para a consciência da importância do comportamento seguro no ambiente laboral. Os gráficos da empresa mostram que, nos últimos sete anos, houve uma redução de 78% no índice de afastamentos por acidentes.

Estes são alguns dos benefícios que podem ser atribuídos diretamente às ações de qualificação da empresa, iniciadas no CTZ, e que depois evoluíram com o desenvolvimento de novos programas. Em 1997 foi implantada a primeira turma de Ensino Médio para colaboradores e familiares.

Ainda na década de 90, a empresa instituiu a política de reembolso para custos com cursos de elevação da escolaridade em diferentes níveis, desde o técnico até mestrado. Em 2013, através de parceria com FIESC, SESI e SENAI, foi implantada a primeira turma de Ensino Básico articulado com Ensino Profissionalizante (EBEP), agregando à formação básica o curso profissionalizante do SENAI.

Em Itajaí, o diretor industrial da Azimut, Roberto Paião, falou sobre as iniciativas da empresa para promover a qualificação dos seus trabalhadores. Além de oferecer educação profissional, a companhia dispõe de salas de aula voltadas a educação de jovens e adultos para atender aos colaboradores e seus familiares. “Alcançamos bons resultados como a redução da rotatividade e do absenteísmo; o aumento da qualidade na produção e, com isso, a melhora no tempo de entrega”, contou.

Para o vice-presidente regional da FIESC na Foz do Rio Itajaí, Maurício Cesar Pereira, “ o Movimento a Indústria pela Educação vai colocar Santa Catarina a frente de outros Estados, assim como já vem acontecendo. Porém, se for levado em conta outros países, ainda estamos aquém do que gostaríamos.

E a qualificação do trabalhador representa para uma indústria mais capacidade para inovar e ser mais competitiva. E para o colaborador significa um passaporte seguro para exercer a sua cidadania”.

Os Workshops EducaRH que ocorreram no Vale do Itajaí integram uma série de encontros que reúnem profissionais de recursos humanos em todas as regiões do Estado. O evento incentiva a criação de planos de desenvolvimento de pessoas como forma de assegurar a qualificação dos trabalhadores para atender as demandas atuais e futuras das empresas.

O consultor da New Tech Soluções Integradas e Sustentáveis, Elizeu Calsing, abordou desafios e oportunidades relacionadas à educação e à competitividade no mundo do trabalho.

Ao final, os participantes do workshop iniciaram a construção dos planos de desenvolvimento de pessoas e passaram a integrar uma rede de compartilhamento de boas práticas por meio do grupo público EducaRH, disponível no Facebook.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: