1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC, TRABALHADORES, SED E UNDIME propõem que dia da família na escola vire Lei Estadual

15 de julho de 2015
FIESC, TRABALHADORES, SED E UNDIME propõem que dia da família na escola vire Lei Estadual

Proposta foi apresentada nesta terça-feira (14) ao governador do Estado, Raimundo Colombo.

Florianópolis, 14.7.2015 – A presença da família no ambiente escolar deve ser ainda mais estimulada pela proposta de um projeto de lei que define o quarto domingo do mês de abril como o Dia Estadual da Família na escola.

A iniciativa é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e das Federações dos Trabalhadores, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Secretaria de Estado da Educação.

O ofício foi entregue ao governador do Estado, Raimundo Colombo, nesta terça-feira (14) pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, pelo presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de SC, Ari Alano, pelo secretário de Educação, Eduardo Deschamps, e pela presidente em exercício da Undime, Meri Terezinha Hang.

No ofício, as entidades destacam estudos que comprovam a elevação do aprendizado dos alunos que recebem apoio dos pais na vida escolar. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ayrton Senna e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, mostra um ganho de quatro meses à frente no aprendizado, em comparação aqueles alunos que os pais não estão envolvidos.

“É importante registrar que o estudo mostra que a influência dos pais não depende de um grau elevado de escolaridade ou um melhor nível socioeconômico, mas sim do quanto os pais atribuem valor à educação e promovem um ambiente domiciliar favorável aos estudos”, afirmou Côrte, lembrando que os jovens são o tema central do Movimento A Indústria pela Educação este ano.

Alano ressaltou o envolvimento dos trabalhadores na causa da educação. “O caminho é melhorar a profissionalização dos trabalhadores para que eles façam sua própria carreira dentro das empresas. Temos que elevar a escolaridade dos nossos trabalhadores para que possamos competir no mercado externo e que ele seja compensado por seu trabalho”, disse.

O governador do Estado, Raimundo Colombo, garantiu apoio à iniciativa da FIESC. “A FIESC deu prioridade a questão da educação, que é um elemento fundamental de transformação humana, e está colhendo excelentes resultados, inclusive com a participação das federações dos trabalhadores e o governo apoia essa ação”, afirmou.

“A proposta é muito interessante e toda a família deve participar das atividades desse dia. Comprovadamente, o ganho é do aluno. Conquistar isso é transformar a educação, por isso a iniciativa é muito positiva e estamos juntos para alcançar as metas”, completou Colombo.

“Para que a gente dê um salto em qualidade da educação no Brasil não podemos contar apenas com o governo, precisamos da participação da sociedade e dos pais acompanhando a aprendizagem dos seus filhos. Esse Movimento é uma amostra do envolvimento da sociedade para que possamos, em conjunto, garantir a qualidade da educação de Santa Catarina e do Brasil”, afirmou o secretário de Educação, Eduardo Deschamps.

A participação das famílias na escola foi tema de campanha do em 2014. Foram mais de 940 indústrias e 220 mil trabalhadores mobilizados, além de 38 mil pais e 35 mil alunos que participaram de atividades promovidas pela FIESC. Esse ano, a campanha começa no mês de agosto.

Ações simples e rotineiras, como levar ou buscar o filho na escola, não deixar faltar sem motivo, respeitar os horários das aulas, organizar a rotina escolar, arrumar o uniforme, acompanhar o dever de casa, perguntar o que o filho aprendeu no seu dia de aula, participar das reuniões de pais, podem fazer toda a diferença para o êxito escolar dos filhos.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: