1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC IMPLANTARÁ PROJETO EM ESCOLAS DE SC para elevar qualidade da Educação

09 de julho de 2015
FIESC IMPLANTARÁ PROJETO EM ESCOLAS DE SC para elevar qualidade da Educação

Ao todo, 32 escolas parceiras integrarão programa da Federação que pretende melhorar os indicadores educacionais.

Florianópolis, 8.7.2015 – Pelo menos 32 escolas públicas catarinenses participarão este ano de uma ação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para melhorar a qualidade de ensino. Chamado de Escola parceira: educação que faz sentido, o projeto foi apresentado na manhã desta quarta-feira (8) durante a reunião do Conselho de Governança do Movimento A Indústria pela Educação, na sede da FIESC.

O trabalho, que foi iniciado pelos embaixadores do projeto Conexão Jovem, será conduzido pelas Câmaras Regionais de Educação que a Federação implanta em todo o Estado.

De acordo com o presidente da entidade, Glauco José Côrte, os embaixadores serão fundamentais nesse processo. “Eles reconhecem a necessidade de melhoria da educação e também a responsabilidade deles neste processo. São críticos e querem contribuir. Dessa forma, teremos jovens mais preparados para o futuro”, comentou Côrte.

O projeto Escola parceira: Educação que faz sentido pretende contribuir para que as escolas se tornem modelos de educação de qualidade a ser replicados, contribuindo para reduzir a evasão, melhorar o IDEB, aumentar a conclusão, reduzir o absenteísmo em sala de aula, melhorar o desempenho e tornar o ambiente escolar atrativo para toda a comunidade escolar.

Em Lages, por exemplo, as escolas já foram identificadas, como contaram os jovens embaixadores Samuel da Silva e Luana Machado que participaram da reunião. “Abraçamos esta causa, visitamos a secretaria municipal de educação e a Gerência de Educação da nossa região.

Ambas nos falaram que temos apoio para desenvolver os projetos do Movimento”, contou Luana. Ao todo, duas escolas de cada vice-presidência da FIESC participarão do projeto. Entre os critérios de elegibilidade estão o Índice de Educação Básica (IDEB) da escola e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Samuel é estudante de uma escola municipal e já decidiu que iniciará formação técnica concomitante ao ensino médio quando concluir o ensino fundamental. Uma realidade diferente da que vivem seus outros sete irmãos, que abandonaram a escola para trabalhar. “Eu sou uma prova viva de que o Movimento pode mudar nossa vida. Muitos jovens não sabem o quanto a educação pode melhorar suas condições e podemos mostrar um futuro diferente para eles”, falou aos conselheiros.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Santa Catarina (Fetimmmesc), Ari Alano, salientou a assinatura do termo aditivo às convenções coletivas de trabalho vigentes incluindo cláusula de estímulo às empresas para adesão ao Movimento A Indústria pela Educação.

A proposta do termo aditivo foi apresentada pelas Federações dos Trabalhadores e a assinatura ocorreu durante reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) no mês de maio.

Assinaram ao termo aditivo as Federações dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina, de Carnes e Derivados, Indústrias da Alimentação e Afins (Fetiaesc), da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (Feticom), nas Indústrias Gráficas do Estado de Santa Catarina (Fetigesc), e dos Trabalhadores Metalúrgicos de Santa Catarina (Fetimmmesc).

A reunião também foi uma aproximação entre a Federação das Indústrias e as entidades ligadas ao comércio. Os diretores regionais do SESC, Roberto Martins, e do SENAC, Rudney Raulino, revelaram o desejo de ingressar no Movimento.

“Vamos começar juntos com foco, propósitos e metas ainda mais aproximados de cada setor e bem estabelecidas para chegar ao estágio de países de primeiro mundo, onde a educação é referência. Estamos unindo forças e a sociedade ganhará muito com isso”, salientou Raulino.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Gerson Silveira, também manifestou entusiasmo com as iniciativas da FIESC. “Esse Movimento é um exemplo de como a sociedade pode se organizar para ajudar o desenvolvimento do País”, afirmou.

Saiba mais:

Câmaras Regionais – Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação desses dois importantes desafios.

Conexão Jovem – O projeto Conexão Jovem, do Movimento A Indústria pela Educação, pretende estimular este público para uma atuação mais colaborativa com a escola e o mundo do trabalho, além de despertar o interesse pela aprendizagem contínua. Atuam neste projeto 32 embaixadores, que tomaram posse no dia 21 de junho, durante a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense. São jovens que se destacam nas comunidades onde vivem e estão dispostos a contribuir para a melhoria da educação.

ABRH – Durante a reunião do conselho de Governança do Movimento A Indústria pela Educação, a FIESC e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC) assinaram termo de cooperação para a execução de ações conjuntas em benefício dos trabalhadores. Exemplo disso, são os workshops EducaRH, que vêm ocorrendo em todo o Estado.

O evento aborda formas de assegurar a qualificação dos trabalhadores para atender as demandas atuais e futuras das empresas, incentivando a criação de Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDPs). Mais de 170 líderes de 125 empresas já participaram desses encontros que seguem até agosto.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: