1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC APOIA INDÚSTRIA na criação de planos de desenvolvimento de pessoas

13 de julho de 2015
FIESC APOIA INDÚSTRIA na criação de planos de desenvolvimento de pessoas

Evento realizado pela FIESC em parceria com a ABRH-SC reuniu gestores de recursos humanos do Vale do Itajaí.

Florianópolis, 13.7.2015 – A criação de planos de desenvolvimento para colaboradores foi debatida no Workshop EducaRH, que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promoveu em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC). O evento ocorreu nesta segunda-feira, dia 13, no SESI em Blumenau, e reuniu gestores de recursos humanos de empresas do Vale do Itajaí.

A história da BN Papéis Catarinenses foi um dos destaques da programação do evento. A fabricante de papéis especiais, instalada em Benedito Novo, superou vários desafios em prol da elevação da escolaridade dos seus colaboradores. Os esforços foram recompensados pelo recorde na produção, com significativo aumento de 15% num período de 12 meses após a implantação da educação de jovens e adultos (EJA), em parceria com o SESI.

A preocupação da BN Papéis em promover um programa sistematizado e contínuo de elevação da escolaridade de seus colaboradores teve início em 2012, ao constatar que aproximadamente 30% deles não havia concluído o Ensino Médio.

A empresa percebeu que a falta de qualificação seria uma barreira ao seu crescimento e desenvolvimento num mercado cada vez mais competitivo. “Nenhum investimento em tecnologia, estrutura, automação, visando qualidade de vida e produtividade, será completo e suficiente se não incrementarmos fortemente a cultura e a escolaridade dos colaboradores”, defende Carlos Stein, Diretor da BN.

A indústria investiu em infraestrutura e equipamentos, e passou a efetuar o pagamento de horas extras aos colaboradores de outros turnos que substituíam aqueles liberados para comparecer às aulas. O resultado foi que 93,7% dos colaboradores que não haviam concluído o ensino médio aderiram à ação e vão concluir os estudos em breve.

Além do aumento da produção da BN, gerado pela combinação de investimentos em tecnologia, automação de processos e educação, a empresa espera ter 90% dos seus trabalhadores com ensino médio completo até 2016.

Desde que implementou a educação de jovens e adultos, a BN também observou melhorias no clima organizacional e nos processos, conquistou novas certificações de qualidade e reduziu sua taxa de absenteísmo de 1,52% para 0,52%.

O vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Júnior, destaca a sinergia entre a Federação e a ABRH-SC. “O apoio deles demonstra que caminhamos em busca de um bem comum que é a qualificação profissional. Enxergamos na educação a saída para elevar a competitividade da indústria”, afirma.

O Workshop EducaRH de Blumenau foi o nono encontro da série que reúne profissionais de recursos humanos em todas as regiões do Estado. O evento abordou formas de assegurar a qualificação dos trabalhadores para atender as demandas atuais e futuras das empresas, incentivando a criação de Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDPs).

O consultor da New Tech Soluções Integradas e Sustentáveis, Elizeu Calsing, destacou desafios e oportunidades relacionadas à educação e à competitividade no mundo do trabalho.

Ao final, os participantes do workshop iniciaram a construção dos planos de desenvolvimento de pessoas e passaram a integrar uma rede de compartilhamento de boas práticas por meio do grupo público EducaRH, disponível no Facebook.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: