1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

CEB – CONEXÕES ESPECIAIS DO BRASIL se abre ao mercado para produzir conexões especiais

23 de junho de 2015
CEB – CONEXÕES ESPECIAIS DO BRASIL  se abre ao mercado para produzir conexões especiais

A CEB – Conexões Especais do Brasil, de Joinville, SC, iniciou em 2014 um plano de expansão para mais do que dobrar sua capacidade produtiva. Em sua área fabril de mais de 3 mil m2, a empresa pode hoje processar 220 t/mês de conexões e joelhos especiais, contra 100 t/mês em 2013, em PVC ou qualquer outro material plástico, em diâmetros de 20 a 3000 mm, feitos sob encomenda.

A ampliação segundo explica o sócio-diretor da CEB, Valmírio de Oliveira, foi motivado pelo fato de a empresa deixar de ser, no final de 2013, terceirizada exclusiva da tradicional fabricante de tubos e conexões Tigre, também de Joinville, para quem produzia conexões especiais há 17 anos.

“De comum acordo resolvemos nos abrir para o mercado, assim como eles resolveram ampliar a carteira de fornecedores”, conta Oliveira, que antes de abrir a CEB havia trabalhado por 24 anos na Tigre.

Com a abertura da empresa para o mercado em geral, a CEB fez os investimentos para ampliar as negociações com outros fabricantes de tubos e conexões e empresas de engenharia que precisem em seus projetos de conexões diferentes, feitas por soldagem em PVC e por processos especiais com máquinas de dobra e corte.

“É um trabalho praticamente artesanal, feito a partir dos tubos das instalações onde serão utilizadas. Não é a conexão convencional realizada por injeção pelos fabricantes da área”, explica Oliveira.

Atualmente ainda cerca de 60% das encomendas da CEB são para a Tigre, mas a meta é fazer com que as vendas para outros clientes atinjam 80% no médio prazo. E isso mantendo o mesmo volume de negócios com a fabricante catarinense, daí a necessidade de ampliar a produção.

Em 2015, aliás, a expansão em Joinville continua, com a incorporação das máquinas de empresa pertencente à CEB, a Tecnor (antes situada em Recife, PE e hoje em Garuva, SC). “Vamos concentrar tudo em um só local para focar na estratégia de abertura ao mercado!, diz. Com mais esse passo, a CEB chegará a uma capacidade mensal de 290 t.

A estratégia recente já começa a dar resultados. No momento, por exemplo, a CEB finaliza o fornecimento de 28 joelhos de PVC para a Acque Engenharia, de Araquari, SC, que instala as conexões especiais em sistema de armazenamento subterrâneo de água pluvial em um shopping Center de São Paulo.

O grande destaque do projeto é o fato de se tratar do maior joelho já produzido no Brasil, com diâmetro de 3000 mm e 540 kg. “Antes o máximo que tínhamos feito era de 1500 mm”, comenta o diretor da CEB.

O joelho é para a linha Rib Loc de tubos e estruturas para esgoto de PVC, que a Acque fabrica sob licença da Nicoll Indústria Plástica, detentora da exclusividade de patente do sistema Rib Loc no Brasil. Essa tecnologia, de origem australiana, utiliza o processo de enrolamento helicoidal de um perfil de PVC para fabricar tubulações de grandes diâmetros.

De acordo com Oliveira, estão também muito adiantadas três negociações com grandes produtores de tubos e conexões. A previsão é a de que os contratos sejam assinados em 2015.

Fonte: Revista Hydro

 
 


somos afiliados: