1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC APRESENTA À IMPRENSA grandes eventos programados para maio

07 de maio de 2015
FIESC APRESENTA À IMPRENSA grandes eventos programados para maio

Bienal Brasileira de Design, Global Health Workplace e Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense serão realizados a partir do próximo dia 15.

Florianópolis, 06.5.2015 – A FIESC apresentou à imprensa, na manhã desta quarta-feira (6), os três principais eventos que realizará em maio, mês em que comemora 65 anos de fundação. No próximo dia 15, será aberta a Bienal Brasileira de Design Floripa 2015 (que prossegue até julho).

Nos dias 18 e 19, no Costão do Santinho, ocorre o Global Healthy Workplace, evento mundial de saúde no ambiente de trabalho. De 20 a 22 será realizada a quarta edição da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, em cujo encerramento ocorrerá a outorga da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina e da CNI.

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, os eventos oferecerão informações atualizadas sobre os diversos temas e contribuirão para o desenvolvimento da indústria. “Temos a ambição de que todo o conhecimento que será discutido nos eventos seja amplificado e disseminado para todo o Estado e o País”, afirmou.

Saúde no ambiente de trabalho

É o caso do Global Healthy Workplace Awards and Summit. “Trata-se de um evento com caráter empresarial, executivo e que discutirá questões que impactam diretamente nos ambientes de trabalho, que representam ganhos tanto em saúde e qualidade de vida dos trabalhadores quanto em melhorias de produtividade das indústrias e empresas”, explicou Fabrizio Machado Pereira, superintendente do SESI/SC, entidade que promove o evento em parceria com o Global Centre for Healthy Workplaces.

Citando pesquisa do Ministério da Saúde, Pereira lembrou que 52,5% dos brasileiros têm sobrepeso, 18% são obesos e que metade dos brasileiros com mais de 18 anos não realizam qualquer atividade física.

“Essa situação leva ao desenvolvimento de doenças crônicas como as cardiovasculares, diabetes hipertensão. Isso acomete nossos trabalhadores e empresas, e impacta consideravelmente nos custos médicos”, afirmou.

O superintendente do SESI lembrou que empresas brasileiras chegam a ter até 22% da sua folha de pagamento comprometida com despesas com a saúde dos trabalhadores. “Custos médicos levam a custos previdenciários, e tudo isso leva a perda de produtividade”, disse. “Saúde é um bom negócio; empresas que investem nela são reconhecidas pela sociedade, trabalhadores, investidores e consumidores”, ressaltou.

Esta será a terceira edição do Global Healthy Workplace Awards and Summit, antes realizado na Inglaterra e na China. Além dos debates com conferencistas internacionais e participantes oriundos de 50 países, o evento contará com a premiação de iniciativas empresariais que melhor promovem a qualidade de vida do trabalhador em âmbito internacional. As finalistas, nas três categorias, são a Chevron (EUA), GlaxoSmithKline (Inglaterra), Unilever-Brasil, Universidade Vanderbilt (EUA), Lan Spar Bank (Dinamarca) e Naya Jeevan (Paquistão).

Design como estratégia de competitividade

Os conceitos do design como estratégia de negócios também serão disseminados. De 15 de maio a 12 de julho, Florianópolis sediará uma série de eventos que integram a quinta edição (a primeira em Santa Catarina) da Bienal Brasileira de Design.

“Quanto mais a indústria perceber a relevância do design no processo de inovação como fator de competitividade, mais mercado e competitividade a indústria terá”, salientou Natalino Uggioni, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC) em Santa Catarina. Com expectativa de público de 200 mil visitantes, este é o maior evento de design no Brasil, nesta edição com abrangência internacional.

A programação conta com exposições, workshops, debates e mostras em diferentes pontos da cidade, como o CIC, a FIESC, o Palácio Cruz e Souza, o Parque de Coqueiros, o Jurerê Open Shopping e o Mercado Público Municipal. Além disso, outras 150 ações paralelas, entre exposições, debates e outras atividades, foram inscritas para o evento, que é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Centro Design Catarina, Governo de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Inovação e Competitividade

A saúde no ambiente de trabalho também será tema da abertura da quarta edição da Jornada Inovação e Competividade da Indústria Catarinense, na manhã de 20 de maio. No mesmo dia, serão realizadas palestras sobre ambiente e estratégias de inovação. No dia 21, serão discutidos os temas educação (na parte da manhã) e perspectivas econômicas e ambiente institucional (no período vespertino). A jornada será concluída no dia 22 de maio, com a outorga da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), além do Mérito Sindical.

“A jornada é uma iniciativa em prol da competitividade da indústria de Santa Catarina; reúne empresários, diretores, gerentes, academia, dirigentes para debater temas relacionados ao interesse do setor”, afirmou o diretor de Comunicação e Marketing da FIESC, Carlos Roberto de Farias.
A extensa programação é comemorativa aos 65 anos da FIESC, fundada no dia 25 de maio de 1950.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: