1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FAÇA DO LIMÃO UMA LIMONADA – por Albano Schmidt – Presidente da Termotécnica

13 de abril de 2015
FAÇA DO LIMÃO UMA LIMONADA – por Albano Schmidt – Presidente da Termotécnica

As manchetes dos jornais, internet e TV nos sobrecarregam com notícias negativas.

A corrupção, a Operação Lava-jato e a compra de votos dividem os espaços de maior destaque na mídia com o possível racionamento de energia e a crise hídrica. É uma enxurrada de informação, que acaba pautando a vida de muita gente. Assim, nosso interesse e energia se voltam para os debates sobre tudo aquilo que não está de acordo com as expectativas.

Que tal fazermos uma pausa, uma reflexão? Está na hora de parar de reclamar e buscar novas possibilidades. Que tal perceber, sob um novo olhar, o lado positivo do que parece ser um problema?

Cito como exemplo a forte queda dos preços internacionais do petróleo. Para a Termotécnica, ela pode, sim, ser positiva. É que como a matéria-prima para a produção do EPS (estireno) é diretamente ligada ao petróleo, o nosso produto torna-se mais barato e competitivo perante os concorrentes.

A partir deste ponto de vista, mobilizamos a área comercial da empresa. Todos os portfólios estão sendo revisados, propostas reavaliadas e projetos – inviabilizados no passado – relacionados às diversas áreas da empresa, como construção civil, agronegócio, peças técnicas, embalagens e outros, têm uma nova perspectiva e podem ser retomados.

A desvalorização do real é outro problema que pode ter algum reflexo positivo para a Termotécnica. Pense comigo: a partir da alta do dólar, os produtos brasileiros ficam, em dólares, mais baratos. Assim, o mercado abre novas oportunidades para empresas que trabalham ou pretendem trabalhar com exportação.

E como alguns de nossos clientes têm ou já tiveram uma parcela de seus negócios vendendo ao exterior, para eles – e, assim, para a Termotécnica também – é uma possibilidade de retomada do crescimento.

O racionamento, tanto de energia quanto da água, é um tema igualmente preocupante, mas que também pode ser visto como oportunidade. É o momento de rever atitudes, evitar o desperdício e conscientizar as próximas gerações. Diante de exemplos positivos, nossos filhos crescerão cientes do uso, com responsabilidade, dos recursos naturais.

Estamos aqui para crescer e evoluir, em busca de alternativas viáveis e positivas para todos. Mas, para que cada projeto saia do campo das ideias, é indispensável o trabalho árduo, o comprometimento e a dedicação de cada um. Assim, convido a todos para prepararmos, com cada limão que a vida nos presenteia, uma saborosa limonada.

Fonte: A Notícia – Negócios & Cia.

 
 


somos afiliados: