1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

EM HANNOVER E BERLIM, FIESC busca parcerias e divulga encontro econômico

15 de abril de 2015
EM HANNOVER E BERLIM, FIESC busca parcerias e divulga encontro econômico

Delegação catarinense realizou seminários na principal feira de tecnologia industrial do mundo e na Embaixada brasileira em Berlim.

Florianópolis, 14.4.2015 – A missão de Santa Catarina à Alemanha realizou nesta terça-feira (14) seminário sobre oportunidades de parceria e investimentos na embaixada brasileira em Berlim. O encontro contou a participação de 70 industriais do País europeu.

A agenda do grupo, liderado pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, e pelo prefeito de Joinville, Udo Döhler, também incluiu reuniões com a embaixadora do Brasil na Alemanha, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e representantes de organizações governamentais.

“Levantamos a questão de parcerias e o acolhimento de Santa Catarina a novos investimentos, sobretudo para pequenas e médias empresas, tema que também terá ênfase especial durante o Encontro Econômico Brasil – Alemanha, no segundo semestre”, resume o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que expôs os diferenciais catarinenses ao lado do secretário de Assuntos Internacionais do governo do Estado, Carlos Adauto Vieira, e de Döhler.

Entre os destaques nas conversas desta terça-feira estiveram os segmentos de tecnologia e os ligados à sustentabilidade. Do lado alemão, contudo, uma das preocupações manifestadas foi com a alta tributação, que reduz a atratividade de investir no Brasil.

Na segunda-feira (13), em Hannover, o grupo catarinense também divulgou as oportunidades de investimento no Estado e o Encontro Econômico Brasil – Alemanha. A comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na Feira de Hannover, a principal em tecnologia industrial no mundo, é composta por 113 participantes, dos quais 30 de Santa Catarina, em sua maioria representantes de pequenas empresas, que viajaram com apoio do Sebrae.

O trabalho de divulgação em curso complementa as ações de preparação para o EEBA 2015, que incluíram, em setembro do ano passado, o lançamento do evento em Frankfurt e Hamburgo.

O EEBA, organizado pela CNI e sua congênere alemã Bundesverband der Deutsche Industrie (BDI), é realizado anualmente desde 1982 de forma alternada, sendo um ano no Brasil e outro na Alemanha. Neste ano, a CNI delegou à FIESC a organização, preparação, infraestrutura e as iniciativas para atrair visitantes alemães.

Ao promover debates sobre questões de interesse recíproco, o EEBA é considerado o evento mais importante da agenda bilateral. O encontro reunirá autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países. Santa Catarina sediou os encontros em 1994 (Florianópolis) e em 2007 (Blumenau).

Comércio: Em 2014, as exportações catarinenses à Alemanha totalizaram US$ 282 milhões. Os principais produtos embarcados foram carne de frango e motor elétrico. No período, as importações do Estado vindas do país europeu somaram US$ 1,02 bilhão. Os principais itens comprados foram automóveis, aparelhos de ressonância magnética e fármacos.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: