1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Muito mais do QUE TORNEIRAS

22 de abril de 2015
Muito mais do QUE TORNEIRAS

Víqua amplia portfólio com fabricação de chuveiros elétricos e vai lançar 21 novos produtos neste ano.

O ano de 2014 foi de mudanças importantes na estrutura da Víqua, de Joinville. A empresa dividiu a gestão de sua operação em três unidades de negócio: casa & decoração (que cuida das torneiras em ABS, o carro-chefe da companhia, e acessórios), predial (regitros, conexões e complementos) e irrigação (linha móvel, fixa e aspersores).

Também agregou valor ao seu portfólio ao começar a fabricar torneiras metálicas e consolidou o processo de incorporação da Hidrowatt, fabricante de chuveiros elétricos de Timbó.

– A Víqua não é mais uma empresa só de torneiras de plástico ABS e registros. É também uma empresa de chuveiros e torneiras métalicas – reforça Ricardo Heitich, gerente das unidades de negócio casa & decoração e predial.

A retração do mercado da construção civil fez com que o crescimento da Víqua em 2014 fosse menor do que o esperado, revela Heitich. Mas é nesse cenário que a reação das empresas é mais testada, avalia o executivo.

– No nosso caso, a resposta está na ampliação do leque de produtos, à medida que percebemos novos nichos de negócio como boas oportunidades.

O investimento na linha de chuveiros, em andamento, faz parte desse processo. Três modelos começaram a ser fabricados em março. A linha emprega 50 pessoas e suas instalações já preveem capacidade para dobrar a produção caso o mercado responda de maneira positiva.

Além disso, a Víqua prevê o lançamento de 21 novos produtos neste ano, que estarão concentrados tanto nas linhas de chuveiro quanto nas de torneiras (metálicas e de plástico). Para isso, o quadro de pessoal, que hoje reúne 600 funcionários, deve aumentar 10%.

– Em 2015, 8% do faturamento da empresa virão dos novos produtos – projeta Heitich.

Unidades de negócios independentes

O novo modelo de negócio da Víqua, implantado ao longo de 2014, faz com que cada uma das três unidades de negócio funcione como uma empresa autônoma, com gestor, receitas, despesas, investimentos e planejamentos específicos.

Isso possibilita uma atuação mais segmentada, de acordo com as necessidades de cada tipo de mercado. E também requer um nível alto de profissionalização, que a empresa garante que não faltará.

– Conseguimos, com certeza, transmitir para a nossa equipe essas mudanças de cultura e de visão de produto. E sem dúvida que dependemos do respaldo desses profssionais para a estratégia de negócios da empresa se concretizar – explica Heitich.

As estratégias da companhia e os novos lançamentos da empresa foram apresentados em convenção de vendas realizada em abril. O evento reuniu 130 representantes comerciais da Víqua.

Fonte: A Notícia – 20/04/2015

 
 


somos afiliados: