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VÍQUA FAZ UM ANO COM GESTÃO por unidades de negócio

30 de março de 2015
VÍQUA FAZ UM ANO COM GESTÃO por unidades de negócio

Com novo modelo, indústria de plástico busca se consolidar em mercados segmentados.

A Víqua, indústria de plástico fornecedora de produtos para casa, jardim, construção e irrigação, que está completando 20 anos de fundação, apresenta um balanço positivo do primeiro ano de gestão por unidades de negócio, modelo adotado em 2014.

São três unidades na empresa: Casa & Decoração (torneira ABS, acessórios, Linha Jardim e, em breve, novos produtos), Predial (registros, conexões, complementos) e Irrigação (Linha Móvel, Fixa, aspersores).

As unidades de negócio funcionam como empresas autônomas, com gestor, receitas, despesas, investimentos e planejamentos específicos. O modelo requer alto nível de profissionalização e possibilita uma atuação mais estratégica, segmentada, com foco nas necessidades e mudanças do mercado, estimulando uma concorrência saudável entre as subdivisões.

A gestão é voltada para a criação de um portfólio de produtos ideal tanto para os vendedores quanto para os consumidores – procura-se sempre conhecer, diagnosticar e entregar produtos adequados, de modo a atender as especificidades de cada canal de clientes (varejo, atacado, etc).

Os gestores das unidades Víqua são Ricardo Heitich, das unidades Casa e Decoração e Predial, e Fernando Dantas, da Irrigação. Eles são responsáveis por elaborar e monitorar o planejamento estratégico, criar o plano de negócio da unidade, estruturar e gerir seus processos específicos, desenvolver alianças e parcerias estratégicas e fazer o plano de investimento e monitoramento de viabilidade técnica e econômica.

Os gestores acompanham todo o processo: desde a criação do produto e venda de matéria-prima, até a fabricação, distribuição de recursos e venda do produto finalizado.

“Também é nossa função rever a rentabilidade por produto, cliente e região, além de tomar ações para corrigir”, explica Ricardo Heitich.

Para Heitich, com as unidades de negócio, a gestão da empresa se tornou mais compartilhada e focada no resultado.

“A Víqua ganhou com o aprofundamento dos questionamentos e ações, que hoje são avaliadas pelo resultado efetivo gerado em ganhos e não somente na solução de problemas. O espírito de equipe na construção conjunta de resultado também foi fortalecido”, avalia.

Fernando Dantas, da unidade de Irrigação, afirma que a Víqua se tornou outra empresa desde a adoção do modelo.

“A mudança fez com que passássemos a nos preocupar com os resultados ao invés de somente nos preocuparmos com vendas. Analisamos o que fizemos de errado e procuramos soluções assertivas”, evidencia.

De acordo com André Umlauf, gerente nacional de vendas de materiais de construção (Matcon), o modelo está sendo implementado com sucesso. Neste ano, as unidades serão trabalhadas mais em nível estratégico, buscando entender e gerar mais oportunidades a médio e longo prazo.

“Nossa expectativa é trabalhar com mais ênfase os produtos de maior valor agregado, como a linha de torneiras metálicas e de chuveiros elétricos. São produtos que foram cuidadosamente desenvolvidos para oferecer mais para o consumidor com um preço justo”, informa Umlauf.

Fonte: Noticenter

 
 


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