1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

MICRO E PEQUENAS DE SC terão apoio para ganhar competitividade

15 de dezembro de 2014
MICRO E PEQUENAS DE SC terão apoio para ganhar competitividade

Cooperação entre FIESC e Sebrae-SC prevê ações integradas, que fortalecerão internacionalização do segmento

Florianópolis, 12.12.2014 – Acordo assinado nesta sexta-feira, dia 12, entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) implementará o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) catarinenses.

A cooperação prevê a integração das atividades das instituições, com ênfase na internacionalização do segmento, por meio da inserção no comércio internacional e da atração de investimentos nacionais e internacionais. A assinatura foi realizada durante reunião de diretoria e conselhos da FIESC.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que, em Santa Catarina, “ao lado das grandes e médias companhias, existem empresas de pequeno porte que têm produtos excelentes, de alta qualidade e competitivos em preços, mas que têm dificuldades para acessar o mercado internacional”. Ele citou o exemplo alemão que foca as micros, pequenas e médias empresas como fator de crescimento e aumento das exportações. “O acordo vai permitir o trabalho conjunto, especialmente na capacitação a se inserirem no mercado internacional”, disse.

“A parceria vai ao encontro da expectativa do cidadão e do empresário catarinense”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli. “O Sebrae tem experiência exitosa na melhoria da gestão e do ambiente interno das empresas.

A FIESC tem experiência extraordinária na busca de novos mercados, sobretudo, internacionais. Juntando as duas entidades, podemos melhorar o acesso ao mercado para as empresas de menor porte. Isso é fundamental para que as empresas possam prosperar”, acrescentou. “Temos expectativa de que essa ação resulte, efetivamente, na melhoria da qualidade das micro e pequenas empresas de Santa Catarina”, disse.

A FIESC e o Sebrae-SC pretendem articular ações sobre os principais fatores que influenciam a competitividade, incentivando o acesso ao desenvolvimento técnico e tecnológico às indústrias catarinenses, além de cooperar na construção de estudos e projetos de interesse de ambas as instituições. Outra estratégia será a de garantir o apoio institucional às demandas identificadas no Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022).

SESI instalará biblioteca em Otacílio Costa

O Conselho Regional do SESI/SC aprovou a formalização de convênio com a prefeitura de Otacílio Costa e a Klabin para instalação de uma biblioteca do Projeto Indústria do Conhecimento naquela cidade da Serra Catarinense. Pelo convênio, o SESI receberá um terreno de 675 metros quadrados na região do Arboreto Botânico, a um quilômetro do centro da cidade e próximo ao centro ambiental da Klabin. Nas proximidades estão localizadas duas escolas públicas, que totalizam em torno de mil estudantes. A cessão do terreno se dará em regime de comodato, por 99 anos.

Novo estaleiro em Santa Catarina

O presidente da CMO – Construção e Montagem Offshore S.A., José Pedro Mota, apresentou o projeto do novo estaleiro de plataformas petrolíferas que a empresa pretende construir em São Francisco do Sul. Com investimentos previstos de R$ 650 milhões, o estaleiro tem sua construção prevista para 18 meses, como início previsto para o primeiro semestre de 2015, 90 dias após a obtenção das licenças.

Quando em pleno funcionamento, o empreendimento deverá gerar 2,5 mil empregos diretos e 1,5 mil indiretos. Mota destacou que o estaleiro priorizará a aquisição de insumos e componentes de indústrias de Santa Catarina, bem como a contratação de profissionais na cidade e da região.

Missão aos Emirados Árabes

Os empresários da área da construção civil João Formento, presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIESC, e Maisa Fischer, relataram a missão aos Emirados Árabes (Abu Dhabi e Dubai). Além de participarem da Big Five, maior feira do segmento no Oriente Médio, os integrantes da missão visitaram empreendimentos nas duas cidades.

Maisa citou uma tecnologia de captação de ventos para a refrigeração dos edifícios, reduzindo os gastos com energia para acionamento de aparelhos de ar-condicionado. A missão foi organizada pela FIESC em parceria com a Câmara de Comércio Árabe.

Homenagem

A diretoria da FIESC prestou homenagem à professora Suellen Amorim, do SESI em São José, pela conquista do Prêmio RBS de Educação. Com um projeto de estímulo à leitura para os estudantes da educação inclusiva, Suellen foi a vencedora na categoria escola privada.

NR 12 e Terceirização

Na reunião, os empresários também receberam orientações sobre a NR 12, norma que regulamenta o uso de máquinas e equipamentos e passou por mudanças que agregaram 300 novas exigências às 40 que já estavam em vigor. Outro tema abordado foi o projeto de lei que regula os direitos dos trabalhadores nos serviços terceirizados.

Alcantaro Corrêa

A diretoria da FIESC também prestou homenagem ao ex-presidente Alcantaro Corrêa, que faleceu na quarta-feira (10).

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: