1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TRABALHADORES DA INDÚSTRIA do Norte e Nordeste catarinense têm o maior nível de escolaridade de todo o Estado

23 de outubro de 2014
TRABALHADORES DA INDÚSTRIA do Norte e Nordeste catarinense têm o maior nível de escolaridade de todo o Estado

Dados são de 2013 e constam na Relação Anual de Informações Sociais, do governo federal.

Os trabalhadores da indústria do Norte-Nordeste catarinense têm o maior nível de escolaridade de todo o Estado. Nos 20 municípios de abrangência da região, os funcionários com educação básica completa, que inclui formação no ensino médio em diante, representam 66,72% do total. Em Santa Catarina, a média é de 54,56%.

Os dados são de 2013 e constam na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do governo federal. Eles apontam que o Norte-Nordeste tem, excluindo analfabetos, 105.040 trabalhadores na indústria, número que só fica atrás do Vale do Itajaí (158.607). No Estado, são 888.346 profissionais.

Justamente por ser a região líder em escolaridade na indústria, o Norte-Nordeste também apresenta o menor índice de trabalhadores com educação básica incompleta: 33,1%, enquanto em Santa Catarina essa média sobe para 44,98%.

Proporcionalmente, a região ainda tem o menor número de analfabetos na indústria. São apenas 185 trabalhadores que não sabem ler e nem escrever, o que representa 0,17% do total. No Estado, este índice é de 0,45%.

A Rais revela, também, avanço no nível de escolaridade. Em 2012, 65,27% dos trabalhadores da indústria do Norte-Nordeste tinham pelo menos ensino médio completo, enquanto 34,6% tinham a educação básica incompleta.

Cultura de qualificação

Ex-presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e atual vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cezar de Aguiar credita alto nível de escolaridade à força do polo industrial do Norte-Nordeste catarinense.

—Temos instaladas (na região) empresas líderes mundiais em seus setores, uma cultura empreendedora e uma indústria diversificada. Tudo isso faz com que a qualidade da mão de obra exigida seja superior, e leva os profissionais a buscarem qualificação—, avalia.

Aguiar lembra que a fundação da Escola Técnica Tupy, no final dos anos 50, e os recentes investimentos do Senai na região – a instituição inaugurou um centro de inovação em Joinville em fevereiro deste ano – são fatores que ajudam a criar uma cultura de capacitação entre os profissionais.

Apesar dos números positivos, a indústria local não esconde a dificuldade de contratação de pessoal. Por isso, o empresário reforça a necessidade de investimentos contínuos em educação e sugere que as empresas incentivem mais a qualificação de seus funcionários.

Potencial conhecido

Um estudo realizado em 2011 pela Consultoria McKinsey e destacado em reportagem da Revista Exame já destacava o potencial do Norte-Nordeste catarinense. O levantamento apontava que ela seria a região brasileira com população superior a 500 mil habitantes que mais iria crescer até 2025, motivada sobretudo pela indústria.

Os municípios

Araquari
Balneário Barra do Sul
Barra Velha
Campo Alegre
Corupá
Garuva
Guaramirim
Itaiópolis
Itapoá
Jaraguá do Sul
Joinville
Mafra
Massaranduba
Monte Castelo
Papanduva
Rio Negrinho
São Bento do Sul
São Francisco do Sul
São João do Itaperiú
Schroeder

Fonte: ANotícia 23.10.2014

 
 


somos afiliados: