1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC HOMENAGEIA MEDALHISTAS de SC na Olimpíada do Conhecimento

23 de setembro de 2014
FIESC HOMENAGEIA MEDALHISTAS  de SC na Olimpíada do Conhecimento

Reconhecimento foi prestado em reunião de diretoria e conselhos da Federação a 29 estudantes, além de docentes e pesquisadores.

Florianópolis, 19.9.2014 – Os 29 estudantes do SENAI/SC que conquistaram medalhas e diplomas de excelência na Olimpíada do Conhecimento, realizada no início de setembro, em Belo Horizonte-MG, foram homenageados pela diretoria da FIESC, nesta sexta-feira, dia 19. Também foram homenageados os docentes que treinaram os medalhistas e os pesquisadores que conquistaram prêmios na Mostra Inova SENAI, realizada em paralelo. Os alunos levaram Santa Catarina à terceira posição na classificação geral, a melhor posição do Estado em todas as edições do torneio.

“A Olimpíada foi e está sendo o maior acontecimento da minha vida profissional”, relatou Rafael Oening, estudante de Blumenau, medalha de ouro em Administração de Sistemas de Rede e o que obteve a maior nota entre os catarinenses. “O que passei na Olimpíada é o que acontece no mercado e com essa experiência me sinto totalmente preparado. A Olimpíada gera muitos frutos. Depois que voltei pude comprovar que isso vai melhorar meu futuro profissional”, acrescentou.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, salientou que “estamos preparando os nossos jovens para o futuro dando-lhes a oportunidade de adquirirem o melhor bem, o bem mais valioso e precioso, que é a sua formação”. Para o industrial, “o trabalho é um direito fundamental e um bem para todos, porque torna homens e mulheres capazes de construir o próprio futuro”.

Ressaltando a bandeira da FIESC e suas entidades de preparar os jovens para o mundo do trabalho, Côrte observou que “em nossas escolas e cursos, os jovens aprendem a buscar não só o seu progresso, o aprimoramento e o próprio bem, mas também o dos outros”. Ele se referiu ao modelo de educação por competências, que, além de conhecimentos e habilidades, enfoca aspectos comportamentais, que tratam de respeito às pessoas, o desenvolvimento da cidadania, entre outros valores.

Para o governador em exercício, Nélson Schaefer Martins, “testemunhamos a vitória do talento do jovem, a vitória do esforço do nosso professor e o reconhecimento, no Brasil, da nossa criatividade, do nosso engenho, do nosso trabalho na pessoa desses jovens, que aqui hoje são homenageados”. E, dirigindo-se aos competidores, acrescentou: “sem exageros, os senhores representam o que há de melhor no nosso povo e no País”.

Olimpíada

A Olimpíada do Conhecimento integra o ciclo de competições do WorldSkills, o torneio internacional. Nestas competições, estudantes de cursos de educação profissional realizam tarefas típicas de suas profissões, tais como o projeto de uma peça (desenho mecânico), uma instalação elétrica, o conserto de um carro ou aeronave. Eles são avaliados pelas competências que apresentam, incluindo os conhecimentos, habilidades, atitudes, planejamento, uso adequado de recursos, além da adequação do produto ao projeto proposto.

Na edição 2014, os alunos do SENAI obtiveram sete medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze, além de 13 diplomas de excelência, concedidos aos competidores que superam 500 pontos, em 600 possíveis. Os vencedores em cada ocupação se habilitaram a disputar a vaga brasileira ao WorldSkills, o torneio internacional, que, em 2015, será realizada em São Paulo.

Inova SENAI

Dois projetos catarinenses foram premiados na Mostra Inova SENAI, evento paralelo à Olimpíada do Conhecimento e que reuniu 50 projetos inovadores, desenvolvidos por estudantes e colaboradores da instituição em todo o Brasil. Santa Catarina participou com quatro projetos, três competindo e um demonstrativo.

O fertilizante produzido com resíduos de lavanderias industriais, desenvolvido no Instituto SENAI de Tecnologia em Materiais, de Criciúma, foi o primeiro colocado na categoria “Tecnologia Industrial – Processo”. Apresentado pelas Rosaura Picolli e Joselane Ramos da Silva, o projeto transforma a borra que resta do tratamento da água das lavanderias (que gera custos e passivos ambientais) em fertilizante. “Transformamos um problema em solução”, afirma Rosaura.

O torno mecânico virtual, apresentado pelos pesquisadores Deny Soares Trevisan e Felippe Cunha Sandrini, do SENAI Tubarão, foi o segundo colocado na categoria “tecnologia educacional”. A iniciativa reduz custos e riscos de acidentes no treinamento de alunos, pois permite a simulação das operações das máquinas.

Medalhistas do SENAI/SC

Ouro:
Alef Scholze – Fresagem CNC – São Bento do Sul
Eduardo Kruczkievicz – Tornearia CNC – São Bento do Sul
Iago de Souza – Desenho Mecânico – Luzerna/Joaçaba
Mateus Henrique Calza – Web Design – Luzerna/Joaçaba
Rafael Oening – Administração de Sistemas de Rede – Blumenau
Rudimar Braga dos Santos – Sistema de Drywall e Gesso – Blumenau
Vitor França – Soluções de Software – Tubarão

Prata:
Gustavo Arnaud – Joinville – Construção de Moldes
Igor da Silveira – São José – Tecnologia da Informação (Pessoa com Deficiência)
Jonatan Caregnato – São José/Palhoça Manutenção de Aeronaves
Luan dos Santos – Lages – Eletricidade Industrial
Lucas Mariano Coelho – São José/Palhoça – Mecânica de Automóveis (Pessoa com Deficiência)
Lucas Pires de Lima – São Bento do Sul – Mecânica Industrial

Bronze:
Jeferson Kannenberg – Blumenau – Sistema de Transporte da Informação
Leandro Nogueira – São Bento do Sul – Marcenaria de Estruturas

Diploma de Excelência:
Adilson Lissner – Jaraguá do Sul – Polimecânica
Matheus Bonamigo e Renan do Valle – Chapecó – Mecatrônica
Augusto Girardi – Chapecó – Soldagem
Sabrina Felippi – Blumenau – Revestimento Cerâmico
Carlos Eduardo Gretter – Blumenau – Eletrônica Industrial
Juliano Sell – São Bento do Sul – Eletricidade Predial
Lucas Crescencio – Blumenau – Construção em Alvenaria
Lorival Preisler Junior – São Bento do Sul – Marcenaria de Móveis
Beatriz de Souza – Blumenau – Tecnologia da Moda
Jakiel Vieira – São José – Mecânica de Automóveis
Paulo Costa – Criciúma – Segurança do Trabalho
Luiz Henrique Madsen – Florianópolis – Instrumentação e Controle do Processo
Carmem Dellagiustina – Rio do Sul – Costura (Pessoas com Deficiência)

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: