1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Protocolo de Intenções do setor ferramenteiro com Ministério de Desenvolvimento será assinado durante a Interplast e a EuroMold BRASIL

21 de agosto de 2014
Protocolo de Intenções do setor ferramenteiro com Ministério de Desenvolvimento será assinado durante a Interplast e a EuroMold BRASIL

As principais regiões produtoras de ferramentais do Brasil e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) assinam nesta quinta (21), às 16h, o Protocolo de Intenções em busca de melhores condições de competitividade do setor.

O evento ocorrerá na Sala Girassol, do Complexo Expoville, durante as feiras Interplast e EuroMold BRASIL. A secretária de Desenvolvimento da Produção, Heloísa Menezes, do MDIC, confirmou presença e representará o Ministério.

O Protocolo será assinado pela Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), e Arranjos Produtivos Locais (APLs) das principais regiões produtoras de ferramentaria do Brasil, como o do Grande ABC, de Caxias do Sul, e da região de Joinville, representada pelo Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da ACIJ.

“Estamos preocupados com o deslocamento da produção nacional por ferramentais importados, com a redução das encomendas das montadoras junto à cadeia produtiva de conformação brasileira, com claros reflexos no desequilíbrio da balança comercial do setor”, comenta Christian Dihlmann, presidente da Abinfer.

Os eixos principais desse Protocolo serão a defesa de restrições às importações de moldes e ferramentais e ações de capacitação profissional, gestão no setor e tributação.

Cintec e workshop dos expositores terá palestras gratuitas

Entrando no penúltimo dia (21 de agosto), as feiras Interplast e EuroMold BRASIL destacam a troca de conhecimento. O Cintec – Congresso de Inovação Tecnológica – terá como tema “Moldes, gestão e sustentabilidade”. Às 14h30, Renato Luciano dos Santos da Rockwell fala sobre “Automação em máquinas na indústria de transformados plásticos: tecnologia e ganhos”.

Em seguida, às 15h15, Nilton César Cavenaghi, da Hexagon trata da “Aplicação da engenharia reversa no desenvolvimento de moldes, com foco em novas tecnologias”. Às 16h é a vez de Eloísa Elena Corrêa Garcia, da CETEA/ITAL destacar a “A política nacional de resíduos sólidos e o fortalecimento da cadeia de reciclagem de materiais plásticos”.

Às 17h, o assunto é “A aplicação de alumínio na fabricação de moldes visando economia e efetividade”, com Cesar Gazzé, da Gleich Aluminium do Brasil. Em seguida, Carlos Vieira de Andrade, da Synventive Molding Solutions aborda o “Controle de superfície em injeção de peças aparentes do setor automobilístico e injeção com moldes família e múltiplas cavidades com alta precisão”.

Para fechar o dia, o Cintec presenteia a comunidade com duas palestras gratuitas sobre o mercado de plásticos. Às 20h, Fabio Lamon Sofri, da Braskem, ministra o tema “Inovando para servir o cliente” e depois Paulo Henrique Rangel Teixeira fala sobre “A inovação tecnológica como diferencial de competitividade das empresas no cenário brasileiro e mundial”

Além do Cintec, em paralelo às feiras serão realizados workshops gratuitos dos expositores. Às 15h, a Prosyst apoia uma palestra-debate com o Inovaparq e a Univille sobre Inovação, com Vanessa de Oliveira Collere, do Inovaparq de Joinville, e às 17h30 a Körper promove o workshop “Escolha do melhor equipamento de resfriamento de água para cada setor da indústria do plástico – manutenibilidade, economia e sustentabilidade”, com o engenheiro Anderson Jahn. As inscrições podem ser feitas com os próprios expositores.

Serviço
Interplast 2014 – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico
Data: 18 a 22 de agosto de 2014
Horário: das 14 às 21 horas
Local: Expoville – Joinville-SC – Brasil
Organização: Messe Brasil

Fonte: MESSE

 
 


somos afiliados: