1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Ministro do Trabalho e Emprego presente na primeira palestra do eSocial

12 de agosto de 2014
Ministro do Trabalho e Emprego presente na primeira palestra do eSocial

O ministro do Trabalho e do Emprego, Manoel Dias, abriu nesta segunda, dia 11 de agosto, no auditório do CRCSC, a primeira de uma série de palestras sobre eSocial.

O ciclo prevê uma série de 20 conferências programadas para divulgar no estado o eSocial, novo sistema do governo federal para coleta de informações trabalhistas.

O evento reuniu cerca de 200 profissionais ligados ao setor sindicais que ouviram os representantes da Receita Federal, Caixa, Previdência Social e FGTS.

A iniciativa das palestras é do Projeto Educação Continuada (PEC), uma parceria entre CRCSC, Fecontesc, Sescon Santa Catarina, Sescon Grande Florianópolis e Sescon Blumenau.

O eSocial é resultado de um consórcio entre o Ministério do Trabalho e do Emprego, Instituto Nacional do Seguro Social, Ministério da Previdência Social, Secretaria da Receita Federal do Brasil e Caixa Econômica Federal, o eSocial, afirmou Manoel Dias, é uma evolução do atual Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e permitirá a escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Entre as principais vantagens, disse, está a racionalização e uniformização das obrigações exigidas aos empregadores pelos diferentes órgãos de governo, por meio de um único processo.

“O eSocial vai simplificar o envio destas informações e reduzir a necessidade de coleta de documentos, contribuindo, assim, para a redução dos custos das empresas.” Dias afirma que para o governo federal também há possibilidade de incremento na arrecadação, tendo em vista a diminuição da margem para inadimplência, erros, sonegação ou fraude.

A expectativa é que a ferramenta esteja totalmente implantada para as grandes empresas até março do próximo ano e para os médios e pequenos empreendimentos até o primeiro semestre de 2016.

Mudança de cultura

Mesmo não trazendo mudanças na legislação trabalhista, o eSocial deve acarretar uma mudança na cultura empresarial no país e impactar também a vida dos trabalhadores, segundo avaliou o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro. “É um caminho sem volta, mesmo para quem não possuem empresas em seu nome, como empregadores domésticos e rurais.”

Ele citou como exemplo a formalização dos contratos de trabalho. “Práticas como assinar a carteira do trabalhador de forma retroativa não serão mais admitidas. Com o eSocial, 24 horas antes de efetivar a admissão, o empregador terá que repassar diversas informações, que passarão pelo crivo de um técnico do Ministério de Trabalho.”

Já os empregados, disse, serão beneficiados com o acesso facilitado a todo o processo. “Com um celular na mão, ele poderá acompanhar etapas como a formalização da sua contratação e o recolhimento do fundo de garantia.”

Para o presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda, que comanda entidade que congrega 22 sindicatos de contabilidade em todo o estado, a integração dos sistemas das empresas com o ambiente nacional do eSocial também deve trazer ganhos aos profissionais do setor. “A grande vantagem é a economia de tempo às empresas e a maior segurança no trabalho dos profissionais contabilistas.”

O presidente do Sescon Grande Florianópolis, Fernando Baldissera, disse que o eSocial representa uma mudança inovadora e mais do que uma ferramenta, será um hábito a ser incorporado na rotina dos empresários. “A classe contábil vai ajudar a difundir o tema”, disse.

Assista ao vídeo.

Fonte: Portal Contabil

 
 


somos afiliados: