1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

SESI/SC adere à Stanford University para implantar instituto de inovação

18 de julho de 2014
SESI/SC adere à Stanford University para implantar instituto de inovação

Universidade americana dará suporte na definição do posicionamento do instituto

Florianópolis, 18.07.2014 – O SESI/SC, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) assinou nesta sexta-feira (18), contrato de afiliação com a Stanford University para implantar um instituto de tecnologia em Segurança e Saúde no Trabalho em Santa Catarina. A parceria inicia o processo de planejamento e definição do instituto, além de dar suporte no atendimento ao mercado e transferir conhecimentos para as pesquisas e soluções que serão desenvolvidas em âmbito estadual e nacional.

“Não podemos esquecer que são as pessoas que operam e conduzem as máquinas e equipamentos dentro das indústrias”, disse o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, enfatizando que os avanços tecnológicos poderão ser refletidos numa melhor condição de trabalho dentro das empresas.

“A Universidade de Stanford será nossa parceira principal na implantação do instituto, nos apoiando e auxiliando na concepção e modelo de funcionamento. A partir de agora queremos também estabelecer um ecossistema de apoio, inclusive com instituições nacionais”, salientou o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira.

A pesquisadora de Stanford, Martha Russel, explicou que os estudos realizados na universidade esclarecem a maneira como as pessoas interagem umas com as outras, suas identidades como seres humanos e a forma como a tecnologia pode melhorar a produtividade individual e da equipe.

“Acreditamos que o trabalho desenvolvido pela universidade de Stanford desempenhará um papel fundamental em inspirar e embasar as linhas de pesquisas e atividades inovadoras que o SESI/SC realizará em benefício do setor, para melhorar o bem-estar dos trabalhadores e a produtividade das empresas”, disse.

Ao longo da semana, os pesquisadores da universidade americana e as equipes do SESI/SC e do Departamento Nacional visitaram indústrias de Chapecó e participaram de um painel sobre o tema com industriais, em Florianópolis. No workshop, foram discutidas as demandas atuais e tendências no campo da segurança e saúde e no ambiente industrial. Os próximos passos para a implantação inclui uma missão à Universidade de Stanford com empresários catarinenses e especialistas da entidade, com o objetivo de definir o modelo de negócio do instituto.

Institutos

O SESI Nacional fará a implantação de sete institutos de inovação na área de qualidade de vida. Um deles, que desenvolverá projetos em segurança e saúde no trabalho, será instalado em Santa Catarina.

Os institutos serão orientados para atender as demandas industriais, focados na redução do absenteísmo (falta ao trabalho) e dos acidentes dentro das indústrias brasileiras. Por isso, tratarão de questões relativas ao envelhecimento saudável, fatores psicossociais, ergonomia, redução e prevenção de acidentes, gestão do absenteísmo e desenvolvimento de tecnologias para o aumento da segurança e saúde do trabalhador.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: