1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

FIESC inaugura unidade do SENAI em Araquari

11 de julho de 2014
FIESC inaugura unidade do SENAI em Araquari

Com investimento de R$ 1 milhão, a nova estrutura ocupa 725 metros quadrados

Araquari, 10.7.2014 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) amplia sua atuação no Norte do Estado com a inauguração de uma unidade do SENAI, em Araquari, realizada nesta quinta-feira (10). A região já conta com quatro escolas em Joinville e outra em São Francisco do Sul, que registrarão em 2014 quase 18 mil matrículas.

Com investimento de R$ 1 milhão, a nova estrutura, implantada em parceria com a prefeitura de Araquari, ocupa 725 metros quadrados. Neste ano, a unidade prevê realizar mais de 200 matrículas e ampliar para 500 em 2015, com possibilidade de crescimento nos anos seguintes, conforme a demanda.

Na solenidade de inauguração, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrou que os tempos atuais exigem da indústria ação competente no campo da inovação, fator que transforma o mundo do trabalho, que demanda profissionais cada vez mais produtivos e, por consequência, qualificados.

E destacou também o esforço das entidades da FIESC em, além de levarem educação de qualidade, formarem bons cidadãos, abordando em seus currículos conteúdos como responsabilidade social, ética e integridade. “Estamos oferecendo aos jovens a oportunidade de um futuro melhor, com uma profissão e um trabalho digno”, disse.

Côrte também enalteceu a percepção pelo prefeito João Pedro Woitexen da importância da formação profissional para o desenvolvimento do município, ao apoiar a vinda do SENAI para Araquari. Woitexen salientou que a qualificação dos profissionais é condicionante para que os munícipes de Araquari possam conquistar também as posições com melhor remuneração nas empresas que se instalam na cidade.

O diretor regional do SENAI, Sérgio Roberto Arruda, lembrou que as instalações inauguradas seguem o padrão da instituição, que privilegia a formação prática, com mais laboratórios do que salas de aula. “É a formação profissional que dá sentido ao ensino médio”, disse, ressaltando a importância da preparação de trabalhadores que aliem conhecimento com habilidades e competências socioemocionais.

A estrutura de Araquari tem laboratórios de informática, eletricidade, mecânica e solda. Além disso, o ambiente multiuso receberá laboratórios didáticos móveis. São equipamentos que atendem todos os setores industriais e podem ser deslocados no Estado para atender necessidades específicas.

Este ano, o SENAI oferecerá, por meio do Programa Nacional de Acesso Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), curso técnico em segurança do trabalho e cursos de qualificação em operação de máquinas de usinagem convencional e com comando numérico computadorizado (CNC), desenho mecânico e eletricidade industrial. Além disso, o SENAI de Araquari realiza programa de Aprendizagem Industrial em eletricidade de manutenção em parceria com empresas locais.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: