1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Audiências Públicas – Propostas da CNI para a NR 12

10 de dezembro de 2013
Audiências Públicas – Propostas da CNI para a NR 12

A norma regulamentadora 12, que trata de segurança em máquinas, será tema de audiências públicas em 2014, informou o ministro do Trabalho, Manoel Dias, ao presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, durante reunião na superintendência do Ministério em Florianópolis.

Acompanhado do industrial joinvilense Carlos Rodolpho Schneider, que representou a Acij, Côrte defendeu que, até a conclusão das audiências, a norma seja suspensa para as máquinas seguras, que já estavam em operação quando passou a vigorar a regra.

Schneider exemplificou o impacto da norma com a situação da própria empresa: máquinas que operam há cinco anos sem acidentes foram interditadas, obrigando a comprar produção de outras companhias, por meses. A produtividade de equipamentos vindos da Alemanha, com as adaptações, caiu 30%.

Propostas da CNI

A indústria defende a diferenciação de obrigações entre usuários e fabricantes de máquinas, tratamento diferenciado para as microempresas e empresas de pequeno porte, diferenciação de obrigações para máquinas usadas e máquinas novas e novos prazos para o cumprimento das exigências normativas.

A CNI vai formalizar as propostas ao Ministério do Trabalho na quinta-feira.

Fonte: A Notícia – Livre Mercado – Cláudio Loetz

 
 


somos afiliados: