1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Tecnologia exclusiva no SENAI

09 de outubro de 2013
Tecnologia exclusiva no SENAI

A Fiesc vai investir R$ 57 milhões em dois institutos de tecnologia do Senai em Joinville nas áreas de metalmecânica e a laser. Os equipamentos foram importados da Alemanha e têm tecnologia única no Brasil.

Um deles permite fabricar micromoldes e microcomponentes, tem cinco eixos simultâneos e uma precisão dimensional de 0,3 mícrons. É o único equipamento no Brasil com capacidade de microusinagem com até 50 mil RPM no spindle (eixo de rotação), de fabricação alemã.

A prototipagem metálica em 3D é um exemplo. Outro é o equipamento de manufatura aditiva em metais. Pode fabricar implantes dentários e ortopédicos em titânio, componentes em alumínio, aço-ferramentas, aço inoxidável, ligas de cromo, cobalto e molibdênio.

A RBR, do tricampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, utiliza esta tecnologia para fabricação de componentes que trabalham em regime de alta temperatura.

O presidente da Fiesc, Glauco Côrte, o prefeito Udo Döhler e empresários conheceram as instalações e equipamentos. A BMW já visitou o Senai seis vezes desde quando optou por construir a fábrica em Araquari.

Fonte: A Noticia – Livre Mercado – Cláudio Loetz

 
 


somos afiliados: