1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Economia circular

22 de outubro de 2013
Economia circular

O coordenador do Comitê Estratégico da FIESC para Logística Reversa, Albano Schmidt, e o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini, abriram ontem os debates sobre a meta de, em anos,  zerar a quantidade de resíduos sólidos encaminhados a aterros sanitários ou a incineradores.

Durante toda a semana, organizações públicas e privadas apresentam, na Capital, soluções para diminuir a pegada de carbono na área de resíduos sólidos.

“Temos de buscar a economia circular, tudo o que entra no ciclo produtivo não sai mais”, propõe Sabatini.

Mais empregos

A economia circular é lei na Alemanha e sua implementação, mais rígida desde 2012, incentivou o surgimento de 3.000 novas empresas, 200 mil empregos e movimento anual de 50 bilhões de euros.

Hoje, 15% de toda a matéria-prima processada pela indústria alemã têm origem no que aqui, em muitos casos, ainda é lixo.

Lá ou cá, aponta Sabatini, cada lote de 10 mil toneladas de rejeito que é aterrado gera um emprego.

Se essa quantidade for compostada, vai gerar de quatro a sete novas oportunidades de renda; se for reciclada, de 30 a 40 empregos, e se todos os materiais forem reusados, até 200 empregos.

Exemplo

A C-Pack, de São José, assinou compromisso de, até 2015, encaminhar corretamente 95% dos seus resíduos.

Hoje, já alcança 88%. A indústria, com três tipos de embalagens verdes (tubo 100% biodegradável, tubo com plástico reciclado pós-consumo e PE verde com cana-de-açúcar desenvolvido em parceria com a Braskem), é referência nacional em sustentabilidade.

Em sua carteira de 400 clientes, grandes como Avon, Johnson & Johnson, Flora, O Boticário, L’Oreal, Nívea, Unilever e Natura.

Fonte: Notícias do Dia – Economia

 
 


somos afiliados: