1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Tigre, WEG e BRF são as mais internacionalizadas de SC

18 de setembro de 2013
Tigre, WEG e BRF são as mais internacionalizadas de SC

Entre as empresas do Sul que atuam no exterior, elas perdem apenas para a gaúcha Gerdau

O levantamento da FDC destaca 47 companhias. Deste total, 10 empresas – mais de 25% da lista – são da região Sul do Brasil

Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação Dom Cabral (FDC) revelou quais são as empresas brasileiras com maior atuação no exterior. Dirigido pelo Núcleo de Negócios Internacionais da instituição mineira, o levantamento destaca 47 empresas, em uma lista encabeçada pela JBS, primeira colocada pelo quarto ano consecutivo.

Deste total, 10 empresas – mais de 25% da lista – são da região Sul do Brasil, sendo que três delas estão localizadas no território catarinense. Das 47 empresas participantes, 33 apresentaram um índice de transnacionalidade maior em 2012, se comparadas a 2011.

Os grupos Tigre, WEG e BRF, de Santa Catarina, ocupam, respectivamente, a segunda, terceira e quarta colocações no ranking do Sul. As três empresas perdem apenas para a gaúcha Gerdau, que está na primeira colocação no Sul e na segunda no ranking nacional. Na lista nacional, a Tigre está na 11ª colocação, a Weg em 13º e a BRF em 15º lugar.

Tigre: plano estratégico

Seguindo uma estratégia de expansão que começou na década de 1970, a Tigre alcança a marca de 14 unidades em nove países da América do Sul e dos Estados Unidos. Hoje a empresa possui 1,7 mil funcionários no exterior.

“O mercado internacional faz parte do nosso plano estratégico e devemos dar continuidade já que os resultados são muito positivos. Além do crescimento orgânico, fizemos aquisições importantes no período”, afirma Luís Roberto Ferreira, vice-presidente de Negócios Internacionais da empresa.

WEG: internacionalização no DNA

A WEG começou cedo sua busca por vantagem competitiva. Parte de seu DNA, a internacionalização teve início sete anos depois da fundação, em 1968, quando os idealizadores viajaram à Europa atrás de tecnologia, novos mercados e modelos de gestão. Dois anos depois, começaram as primeiras exportações, marcando a entrada da companhia no mercado internacional. A segunda fase do processo ocorreu no início da década de 1990, com a implantação de estrutura física em países estratégicos para administrar cliente e logística.

Os anos 2000 foram decisivos para a presença global, com a instalação da primeira subsidiária no exterior. Hoje, a companhia está presente no mundo todo, com filiais comerciais em 28 países e parques fabris em nove deles.

BRF: presença reforçada na Europa

A BRF é uma das maiores empregadoras privadas do País, com cerca de 110 mil funcionários. Opera 50 fábricas em todas as regiões do Brasil e possui rede de distribuição que, por meio de 33 centros, leva os produtos para consumidores em 98% do território nacional.

As vendas externas responderam por 40,8% das receitas líquidas em 2012. No mercado externo, mantém nove unidades industriais na Argentina e duas na Europa (Inglaterra e Holanda), além de 19 escritórios comerciais para atendimento a mais de 120 países dos cinco continentes.

Fonte: Noticenter

 
 


somos afiliados: