1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Começa capacitação de recicladores de Joinville

10 de abril de 2013
Começa capacitação de recicladores de Joinville

Cem trabalhadores de oito galpões receberam orientações sobre cooperativismo

Cem trabalhadores de oito galpões de reciclagem de Joinville vão passar por uma capacitação que tem por objetivo fortalecê-los por meio de cooperativas. A ação iniciou na tarde desta terça-feira, no Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat), com recicladores dos galpões do bairro Fátima (Recicla) e do distrito de Pirabeiraba.

Nesta quarta, às 14 horas, o segundo grupo começa a capacitação. Estarão reunidos na Associação de Moradores do Cubatão trabalhadores dos galpões Timbé, Paraíso e Cubatão. O terceiro grupo, que inicia as atividades na quinta-feira, também às 14 horas, na Igreja Católica do Rio do Ferro, reúne os grupos Rio do Ferro, Santa Bárbara e Aventureiro. No primeiro encontro, o objetivo é apresentar o projeto e abordar o tema “Gestão e Trabalho em Equipe”.

As três turmas aprenderão em 12 encontros conceitos de gestão, administração, balanços financeiros e contabilidade, direitos do trabalhador, segurança no trabalho, sustentabilidade, cooperativismo e organização solidária.

A capacitação se estende até o fim de junho e inclui visita ao aterro sanitário. No dia 2 de julho, está prevista viagem a Curitiba para a troca de experiências com os recicladores que atuam na cidade. E para finalizar, um grande seminário será realizado no dia 4 de julho. A iniciativa é financiada com recursos do PAC/Caixa Econômica Federal.

A capacitação está sendo desenvolvida pela Gerência de Geração e Renda da Secretaria de Assistência Social. Ana Aparecida Pereira, que coordena os trabalhos, explica que também está prevista a implantação de um banco de negócios voltado ao serviço de reciclagem.

A intenção é criar um banco de dados das empresas que compram o produto da reciclagem. A partir deste levantamento, a venda do material passaria a acontecer diretamente a essas empresas, ação que agrega valor ao produto.

Ana explica que as ações voltadas aos recicladores fazem parte de um projeto maior, que é a ampliação do aterro sanitário, envolvendo a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) e Secretaria de Assistência Social.

— A Seinfra entra com a estrutura do aterro, a Fundema com a educação ambiental da comunidade e a Assistência Social, mais especificamente a Gerência de Geração e Renda, entra com a gestão e a parte social dos recicladores e dos galpões para a melhoria e fortalecimento da categoria —, explica.

Cronograma de início das capacitações:

– Dia 10/4 (quarta-feira), às 14 horas: Trabalhadores dos galpões Timbé, Paraíso e Cubatão.
– Onde: Associação de Moradores do Cubatão.

– Dia 11/4 (quinta-feira), às 14 h:oras Trabalhadores dos galpões Rio do Ferro, Santa Bárbara e Aventureiro.
– Onde: Igreja Católica do Rio do Ferro.

Fonte: A NOTÍCIA

 
 


somos afiliados: