1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

2013 é o Ano Internacional para a Cooperação pela Água

22 de março de 2013
2013 é o Ano Internacional para a Cooperação pela Água

Hoje, 22 de Março é o Dia Mundial da Água e esse ano de 2013 é o Ano Internacional para a Cooperação pela Água. Criado pela Assembleia Geral da ONU, cujo objetivo é aumentar conscientização sobre desafios para uma boa gestão da água.

A Unesco é a agência da ONU irá implementar e coordenar atividades visando promover uma maior interação entre nações e debater os desafios para uma boa gestão desse recurso natural.

Cooperação pela Água significa o compartilhamento desse recurso natural. No Brasil estamos passando por um momento muito importante e delicado relacionado com a escassez da água. Várias regiões do nordeste passam por períodos de estiagem com sérios problemas no abastecimento da população, animais e agricultura sem precedentes nos últimos anos.

No ano passado, o oeste de Santa Catarina passou por um período semelhante ao que o Nordeste está vivendo hoje resultando em sérios prejuízos no abastecimento de água para a população e produção de alimentos, dentre outros.

A atividade de geração de energia não está diferente, é só observar o que vem ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado. Nossos reservatórios não estão dando tranquilidade para o fornecimento de energia, em quantidade necessária para as demandas da sociedade.

Isso está exigindo que os agentes geradores operem todas as usinas termelétricas sem previsão de reduzir a geração durante o ano de 2013. Vale ressaltar que já estamos quase no final do período de chuvas, e os reservatórios não recuperaram seus níveis satisfatoriamente.

Esta situação terá rebatimentos de diversas formas, direta ou indiretamente nas atividades socioeconômicas, assim como nas ações de governo para minimizar os seus efeitos negativos. Ao mesmo tempo em que estamos com escassez em várias regiões, em outras, como no Rio de Janeiro, estamos vivendo tragédias com enchentes e deslizamentos de encostas, inclusive com perdas de vidas humanas.

Coincidência ou não, esse ano foi eleito o ano da Cooperação pela Água, o que exigirá de todos nós um trabalho de cooperação para essa causa, para evitar conflitos no seu uso, assim como para procurar soluções que assegurem água em quantidade e qualidade suficiente, para nossas necessidades, no fornecimento de água potável a população, dessedentação de animais, produção de alimentos, geração de energia, dentre outros.

Todos esses usos, sem conflitos, só é possível enquanto houver abundância infinita do recurso, o que no caso da água, não é a realidade. Só evitaremos conflitos entre essas diversas demandas, todas importantes, se todos cooperarmos, em um exercício de cidadania, sem vencidos ou vencedores, e que todos possam usufruir desse bem indispensável à vida, nas suas mais diversas formas. Por isto  devemos cooperar para o compartilhamento de compromissos pela conservação e uso racional desse importante recurso natural.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: