1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Movimento a Indústria pela Educação terá evento em Joinville

19 de novembro de 2012
Movimento a Indústria pela Educação terá evento em Joinville

Iniciativa do Sistema FIESC busca engajamento dos empresários com o tema e amplia oferta de cursos para qualificar a força de trabalho para o setor

Florianópolis, 16.11.2012 – A importância das empresas apoiarem e desenvolverem ações relacionadas à qualificação e formação escolar de seus trabalhadores será tema de encontro que o Sistema Federação das Indústrias (Sistema FIESC) promove na próxima segunda-feira (19), em Joinville.

O evento faz parte do movimento A Indústria Pela Educação e está incluído em uma série de seis outros que estão sendo realizados até dezembro pelo Estado. Participarão empresários, profissionais de recursos humanos, representantes da classe patronal, autoridades políticas e membros da sociedade civil organizada.

A ação, lançada em setembro em Florianópolis, é baseada em dois pilares: investir na ampliação da oferta de programas de educação do Sistema FIESC e incentivar empresas de Santa Catarina a destinar maior atenção a ações voltadas para a área.

Além disso, prevê investimento de R$ 330 milhões em ações educacionais pelas entidades que compõem o Sistema FIESC – SESI, SENAI e IEL.

A Ciser, indústria de fixadores e componentes metálicos de Joinville, é um exemplo de empresas da região que dedica esforço especial à área de educação. A indústria possui parceria com o SENAI para realização de um programa de formação de jovens aprendizes.

Com isso, os alunos aplicam o conhecimento obtido em aulas, aprendem sobre conduta profissional e ainda facilitam o ingresso no mercado de trabalho. Com essas ações a empresa foi vencedora do prêmio Aprendizagem Cidadã, entregue em outubro.

A unidade da Embraco Itaiópolis também deu um passo importante na busca do desenvolvimento contínuo dos seus trabalhadores. A empresa ministrou para seus colaboradores cursos da Educação Continuada, do SESI.

Os cursos são voltados às necessidades das indústrias para o desenvolvimento de competências pessoais e produtivas dos colaboradores frente às novas exigências do mundo do trabalho.

A importância da educação

Para que a indústria de Santa Catarina possa crescer no ritmo esperado até 2015, será preciso contar com um contingente de 461,5 mil trabalhadores com formação profissional adequada.

A estimativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e consta na pesquisa Mapa do Trabalho Industrial 2012. Essa necessidade produzirá oportunidades em 177 ocupações, que vão desde trabalhadores da indústria de alimentos (cozinheiros industriais) e padeiros até supervisores de produção de indústrias químicas e petroquímicas.

Segundo dados da RAIS, cerca de 400 mil trabalhadores das indústrias de Santa Catarina não têm escolaridade básica completa. O déficit educacional, além de um problema social, também é um entrave às empresas brasileiras.

Pesquisa realizada em 2011 pela CNI aponta que quase 70% das indústrias têm dificuldade de encontrar trabalhadores com a formação desejada – seja por educação básica ou por formação profissional. Isso faz com que o país ocupe a 77ª posição no ranking elaborado pela Organização Internacional do Trabalho sobre produtividade dos trabalhadores.

A forma como a educação pode contribuir para a mudança desse quadro e o aumento da competitividade das empresas será tema de debate no evento em Joinville, que terá a participação do membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Mozart Neves.

O encontro do movimento A Indústria Pela Educação será realizado Empresarial de Joinville – ACIJ (Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2.550 – Saguaçu), a partir das 18h30.

Confira a programação dos próximos eventos

21/11 – Jaraguá do Sul: (Rua Jorge Czerniewicz, 160)
22/11 – Blumenau: Tabajara Tênis Clube (Rua Alwin Schrader, 415, Centro)
28/11 – Criciúma: Centro de Eventos Germano Rigo (Rod. Luiz Rosso, 2500 – Primeira Linha)
29/11 – Chapecó: Salão Nobre do Lang Palace Hotel (Rua Sete de Setembro, 150 D, Centro)
03/12 – Lages: Serrano Tênis Clube (Av. Dom Pedro II, 579, Coral)
04/12 – São José: Unidade SENAI São José (Rod. BR 101 – Km 211 – Área Industrial)

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: