1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Departamento jurídico da Tigre moderniza a gestão

02 de agosto de 2012
Departamento jurídico da Tigre moderniza a gestão

A Tigre é uma multinacional brasileira. É líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios para a construção civil. Tem nove fábricas no Brasil e 12 no exterior. Exporta para 40 países. Fatura perto de R$ 3 bilhões anuais produzindo mais de 450 mil toneladas de produtos. Com 6,7 mil funcionários, já figurou por 12 vezes no ranking das melhores empresas para trabalhar, elaborado anualmente pela revista Você S/A. A empresa é reconhecida pela qualidade, inovação e responsabilidade social e ambiental.

A Tigre é uma das mais conhecidas e valiosas marcas do país e reina absoluta no segmento de construção. Pesquisa do Datafolha m 2011 indica que ela tem 83% da preferência do mercado. E que a lealdade a seus produtos alcança formidáveis 92%. O valor do ativo da marca corresponde a cerca de 40% do valor da empresa, de acordo com pesquisa da Interbrand /Financial Times.

Uma corporação desse porte e com esse perfil de eficiência exige estruturas de apoio igualmente bem organizadas e com o mesmo nível de capacidade técnica e operacional.

É o que acontece com o Departamento Jurídico Corporativo da Tigre, que vem se estruturando para atuar de forma proativa, atendendo a todas as unidades de negócio da empresa no Brasil e no exterior. Sua estrutura é formada por advogados, auxiliares e estagiários divididos em dois núcleos: o Núcleo de Contencioso e Contratos e o Núcleo Societário, Internacional e Marcas e Patentes.

Estratégia jurídica

O Departamento Jurídico Corporativo da Tigre assumiu sua atual conformação em 2009, depois de um amplo processo de reorganização estratégica e operacional. “O Jurídico passou a atender a todas as operações da empresa em todo o mundo, e em todas as áreas do direito.

Atendemos a diversas empresas da corporação e a um número significativo de clientes internos. São atividades diversificadas e com variados graus de dificuldade. A equipe é exigida para atender desde simples consultas até as intrincadas operações internacionais”, explica o gerente jurídico corporativo Alencar Guilherme Lehmkuhl.

O gerente reforça a disposição do Departamento Jurídico Corporativo da Tigre em acompanhar o crescimento da empresa, permanecendo à altura dos desafios resultantes de uma atuação global e cada vez mais desafiadora.

As questões jurídicas vivenciadas pelo dia a dia da Tigre são muitas e diversificadas. A empresa conta com escritórios terceirizados no Brasil e no exterior para tratar de assuntos específicos. A utilização de produtos da empresa em muitos países e em quantidades volumosas resulta também numa preocupação especial relacionada ao direito do consumidor.

Mesmo as questões colocadas sob responsabilidade de parceiros são gerenciadas pelo Jurídico da Tigre. “Temos que apresentar aos gestores uma visão ampla de toda conformação jurídica, com relatórios globais. Sem ferramentas tecnológicas robustas, modernas, integradas e eficientes, isso não seria possível”, avalia o coordenador.

Os investimentos em tecnologia foram fundamentais para alcançar o desempenho desejado. Antes da reorganização, até 50% do tempo das equipes era gasto em rotinas e processos. “Hoje a parte operacional corresponde a apenas 20%. Isso significa que podemos dedicar muito mais tempo e atenção às atividades que nos são propostas”, diz Alencar. “A equipe já recebeu até mesmo elogios da auditoria, pela qualidade e confiabilidade das informações geradas”.

Sistema de gestão Jurídica Espaider

Para dar respostas rápidas e alcançar os níveis de eficiência propostos, o jurídico da Tigre investiu em novos processos de gestão e de informatização, adotando o sistema de gestão jurídica Espaider, desenvolvido pela empresa blumenauense Fácil, líder em soluções em gestão para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas.

Adquirido em 2005, o Espaider está capacitado a atender a todas as exigências da atividade jurídica da empresa em seu formato atual. São utilizados os módulos de Contratos, Requisições, Contencioso, Consultivo, Propriedade Intelectual, Propriedade Imobiliária e Societário.

Alencar destaca as principais vantagens decorrentes da utilização do Espaider. “O sistema possibilitou uma maior sinergia entre os colaboradores do Jurídico, pois o acesso simultâneo, dentro do conceito de portal colaborativo, permite que nosso cliente interno seja atendido independentemente de quem esteja tratando de determinado assunto originalmente. Isso garante um fluxo contínuo de informações, providências e encaminhamentos”.

Ele complementa: “O módulo de Requisições, por exemplo, ampliou os benefícios à empresa e ao Jurídico ao determinar claramente um fluxo para as solicitações, possibilitando aos gestores o acompanhamento e aprovação dos contratos, pareceres e outras demandas que envolvam sua área”.

Gestão jurídica

Alencar faz uma avaliação extremamente positiva das funcionalidades do Espaider e dos ganhos que o sistema proporciona para o Jurídico da Tigre. “Muito mais do que possuir uma base digitalizada dos documentos, o Espaider viabilizou a gestão das informações, atividades e o relacionamento com os clientes internos. Possibilitou, inclusive, que o Jurídico possa ser avaliado pelo seu atendimento às demandas da empresa”.

Entre os benefícios o advogado destaca ainda a impressão de relatórios, a descentralização do atendimento, a utilização de indicadores e a redução no uso de planilhas e controles paralelos.

Nessa nova forma de atuação do Jurídico da Tigre, foi determinante a implantação de diversos indicadores, tanto para acompanhar, medir e estabelecer metas para as atividades internas do jurídico, quanto para mensurar os resultados do trabalho em toda a empresa.

“Os indicadores das atividades internas possibilitaram o controle do fluxo de trabalho da equipe, estabelecendo divisões por especificidade, manutenção de um padrão de qualidade no atendimento e o estabelecimento de metas como o tempo de resposta ao cliente interno’, destaca Alencar.

O coordenador atesta que utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis no Espaider resulta até mesmo em ganhos financeiros para a Tigre. “Com indicadores em contencioso, além da rotina de atualizar mensalmente as contingências contábeis, foi possível avaliar os pontos críticos em cada tipo de demanda e promover ações preventivas para diminuir o risco e, por conseguinte, obter resultados financeiros com a redução de novos processos”.

Fonte: Noticenter

 
 


somos afiliados: